Sábado, 26 de abril de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 18 de abril de 2025
A revista Time revelou sua lista das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2025. Entre as figuras estão figuras proeminentes dos mundos da moda, esportes, entretenimento, música e política.
“Esta edição, correspondente ao vigésimo segundo aniversário da lista, é caracterizada por uma abordagem diversificada e pela inclusão de figuras-chave de diferentes setores que, por meio de seu trabalho e visão, estão impulsionando mudanças significativas no mundo”, afirmou a publicação.
Segundo a revista, os fundadores da Time sempre se concentraram em pessoas que estão transformando o mundo. Portanto, “no centro do processo está um processo supervisionado por Dan Macsai e Cate Matthews, que guiam os jornalistas da TIME por um ano de debate e descoberta, falando com fontes e parceiros ao redor do mundo para reduzir gradualmente a lista para 100 pessoas”, disse o veículo.
Os membros do top 100 vêm de 32 países diferentes. O mais novo deles é o nadador francês Léon Marchand, de 22 anos; enquanto o maior de todos é o ganhador do Prêmio Nobel, o maior Muhammad Yunus. Esta lista, que começou a ser divulgada há mais de duas décadas, também inclui entrevistas com líderes empresariais, outras pessoas que lutam por justiça, igualdade e democracia, atletas, artistas, cantores e até mesmo vários chefes de estado.
“As histórias que este projeto conta mudam conforme as manchetes, então, todo mês de maio, nossa pesquisa é atualizada. A única constante que vemos a cada ano é que o esforço, a ideia ou a decisão de uma única pessoa pode mudar o mundo”, disse Cate Matthews.
Este ano, como em todos os outros, a lista conta com diversos perfis; de políticos e atletas a figuras do entretenimento e líderes de tecnologia. O editor da revista, Sam Jacobs, disse que a lista é um reflexo das “forças que estão moldando nosso mundo”.
Entre os destaques estão seis membros da gestão de Donald Trump, número que representa a maior presença de um governo desde a era Obama. Também foram selecionados 16 CEOs, nove líderes de movimentos sociais e figuras como a atriz Demi Moore, a tenista Serena Williams e o cantor Ed Sheeran. O francês Léon Marchand, de 22 anos, é o mais jovem da lista. Já o mais velho é Muhammad Yunus, de 84 anos, atual presidente interino de Bangladesh.
A francesa Gisèle Pelicot, sobrevivente de múltiplos estupros e voz ativa contra a violência sexual, foi incluída por sua atuação nos tribunais franceses. Donald Trump foi citado pela influência sobre a máquina pública americana, mesmo sob polêmicas decisões. Também figuram nomes como o presidente argentino Javier Milei, a presidente mexicana Claudia Sheinbaum, o bilionário Elon Musk e o premiê britânico Keir Starmer.
Nomes de 2025
Para a capa, a Time escolheu cinco prestigiados membros da lista: o cantor e compositor irlandês Ed Sheeran; atriz e produtora, Demi Moore; o artista e empresário, Snoop Dogg; a famosa tenista, Serena Williams; e o cofundador e CEO do Google DeepMind, Demis Hassabis. Cada um deles lidera uma das seis categorias do top 100: artistas, líderes, inovadores, titãs, ícones e pioneiros.