Sábado, 25 de outubro de 2025

Petrobras prepara plano de demissão voluntária para cerca de mil trabalhadores já aposentados

A Petrobras vai lançar um Programa de Demissão Voluntária (PDV) direcionado a pouco mais de mil trabalhadores já aposentados, confirmaram ao Estadão/Broadcast nessa sexta-feira (24), pessoas a par do assunto na companhia. O programa será levado ao conselho de administração da estatal para aprovação na próxima reunião, no dia 31.

A Petrobras afirmou que “sempre avalia na estratégia de gestão do seu efetivo às necessidades de ingressos e desligamentos, inclusive por meio de planos para incentivo à aposentadoria. Qualquer decisão a esse respeito será aprovada nas respectivas instâncias decisórias da companhia e devidamente informada à força de trabalho.”

As incertezas em relação ao preço do Brent (utilizado como referência para a cotação do barril de petróleo no mercado internacional) têm levado a Petrobras a avaliar economias que podem ser feitas no longo prazo, como é o caso do PDV, apesar de um gasto imediato com as indenizações. Segundo as pessoas ouvidas pela reportagem, os sindicatos da categoria aceitaram bem a decisão.

A maioria dos empregados alvo do PDV tem mais de 60 anos. Além da economia, outro objetivo do PDV seria a renovação do quadro, disse uma das pessoas.

Petróleo

A Petrobras registrou, no terceiro trimestre deste ano, uma produção total comercial de 2,768 milhões de barris de óleo equivalente por dia, o que representa um aumento de 8,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. O destaque, mais uma vez, ficou por conta do pré-sal, cuja produção subiu 6,6%, alcançando 2,117 milhões de barris por dia.

A empresa atribuiu o aumento ao menor volume de paradas programadas e aos investimentos na eficiência operacional nas bacias de Campos e Santos. Além do pré-sal, a produção no pós-sal profundo e ultra-profundo registrou alta de 17,3% no terceiro trimestre em comparação com o mesmo período de 2024. A companhia destacou ainda que, no período, entraram em operação 11 novos poços produtores, sendo 7 na bacia de Campos e 4 na bacia de Santos.

O volume de vendas de derivados no mercado interno cresceu 5,3% no terceiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2024, atingindo 1,804 milhão de barris por dia. O diesel foi o principal destaque, com alta de 12,2%, alcançando 809 mil barris diários, enquanto a gasolina registrou queda de 0,5%, totalizando 402 mil barris por dia.

Segundo a companhia, o aumento nas vendas de diesel foi impulsionado pela maior demanda durante o plantio da safra de grãos de verão e pela elevação da atividade industrial. Esses fatores compensaram o impacto do aumento do teor de biodiesel, que passou de 14% para 15% em agosto deste ano.

Já a queda nas vendas de gasolina, explicou a estatal, decorreu do aumento do teor de etanol anidro na mistura, que subiu de 27% para 30%, também a partir de agosto. (Com informações de O Estado de S. Paulo e do jornal O Globo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Tribunal decide que bancos podem monitorar as contas de funcionários
IBGE diz que a inflação acumulada dos alimentos é a menor desde setembro de 2024
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play