Sexta-feira, 05 de dezembro de 2025

Pioneiro no País, Banco de Alimentos do RS comempleta 25 anos; iniciativa já distribuiu 100 mil toneladas de donativos

Convicto da urgência de proteger contra a fome as comunidades mais vulneráveis, um grupo de empresários gaúchos se mobilizou, há 25 anos, para lançar em Porto Alegre uma iniciativa pioneira no País: o Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul. Desde a sua criação, no dia 6 de dezembro de 2000, já são mais de 100 mil toneladas de donativos distribuídos a quem mais precisa.

À frente desse movimento esteve o industrial Jorge Buneder, presidente da Stemac Grupos Geradores e então diretor do Sistema Fiergs/Ciergs, que assumia a coordenação do Conselho de Responsabilidade Social e Cidadania da casa da indústria gaúcha, e com apoio do então presidente da Fiergs, Renan Proença, o projeto ganhou adesões fundamentais.

São instituidores: Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE), Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Associação Leopoldina Juvenil, Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), Fundação dos Rotarianos de Porto Alegre, Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS), Lions Club International, Parceiros Voluntários, Rotary International, Serviço Social da Indústria (Sesi), Sindicato das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado do RS (Setcergs), Sindicato das Indústrias da Alimentação do Estado do RS (SIA), Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região (Sindha), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e agência de publicidade WMcCann-Ericsson.

À frente da instituição está Paulo Renê Bernhard, seu presidente, que desde antes mesmo da criação do Banco já atuava de forma decisiva para que essa iniciativa se tornasse realidade.

Expansão

A experiência bem-sucedida do Banco de Alimentos foi ampliada para outras áreas e setores e em dezembro de 2003 foi lançada a Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais (FGBS) da Fiergs. Sua missão é articular entidades, empresas, empresários e sociedade civil no fortalecimento do terceiro setor, com foco no combate à miséria, à fome e à violência.

A instituição esteve à frente de importantes movimentos de combate à fome e ao desperdício, como a mobilização pela legalização da doação de excedentes das cozinhas industriais — uma conquista que ampliou a capacidade de reaproveitamento seguro de alimentos e fortaleceu políticas públicas voltadas à segurança alimentar.

Hoje, abriga 13 Bancos Sociais: Alimentos, Computadores, Gestão e Sustentabilidade, Livros, Materiais de Construção, Mobiliário, Órgãos e Transplantes, Projetos Comunitários, Refeições Coletivas, Resíduos, Tecido Humano – Pele, Vestuários e Voluntários.

Em 2007, a experiência do Banco de Alimentos de Porto Alegre deu origem à Rede de Bancos de Alimentos do RS, que hoje reúne 25 bancos associados, presentes em 31 cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná: Alegrete, Alvorada, Bagé, Cachoeirinha, Camaquã, Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Cruz Alta, Encruzilhada do Sul, Gravataí, Guaíba, Pelotas, Porto Alegre, Região do Calçado (Novo Hamburgo, Estância Velha, Sapiranga e Campo Bom), Rio Grande, Santa Maria, Tramandaí, Torres, Uruguaiana, Vale do Sinos (Portão, Sapucaia, São Leopoldo e Esteio), Venâncio Aires e Viamão, além de Florianópolis (SC) e Curitiba (PR).

União de forças

Comprometido com uma visão de saúde integral, o Banco de Alimentos dedica parte essencial de sua missão à promoção da segurança alimentar e nutricional. Essa atuação vai muito além da doação de alimentos: além de distribuir itens nutritivos e adequados às necessidades das entidades atendidas, a instituição executa seis projetos sociais de Nutrição e Saúde, beneficiando especialmente crianças e idosos.

O Banco de Alimentos reúne pessoas, empresas, instituições e voluntários em uma grande corrente de solidariedade, sustentada por uma convicção: somente a cooperação entre diferentes setores pode gerar respostas duradouras para problemas estruturais como a fome.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Gabarito definitivo do Vestibular da UFRGS 2026 é divulgado
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play