Terça-feira, 30 de setembro de 2025

Pix: Banco Central se pronuncia após instabilidade no sistema de pagamentos

O Banco Central (BC) informou, nessa segunda-feira (29), que a instabilidade do sistema do Pix foi causada “por questões técnicas no mecanismo de consulta às chaves”. Em nota, o BC frisou que a “intercorrência já foi sanada”.

Usuários informaram, no fim da manhã dessa segunda, certa instabilidade no sistema de pagamentos em tempo real. A “queda do Pix” gerou diversos comentários e até memes nas redes sociais.

De acordo com o site DownDetector, mais de 8 mil notificações foram registradas durante a manhã. Mais cedo, usuários relataram que, ao tentarem realizar pagamentos via Pix, deparavam-se com uma notificação do banco indicando o erro.

A instabilidade ocorre dias após o BC editar a regulamentação do Pix e aprovar novo manual de penalidades.

Segurança

Com foco em aumentar a segurança do sistema financeiro, o BC decidiu adiar o lançamento do Pix parcelado, nova função que vem sendo desenvolvida pela autoridade monetária. A previsão inicial era que a funcionalidade estivesse disponível já neste mês, mas as medidas para reduzir as vulnerabilidades do sistema ganharam maior urgência, o que deixou a agenda de inovações em segundo plano.

Segundo o jornal O Globo, o desenvolvimento da novidade já está na fase final, mas o BC quer avançar com cuidado a fim de encontrar o equilíbrio entre as novas regras e os modelos de parcelamento no Pix que foram criados pelos bancos.

O novo produto tem o objetivo justamente de padronizar as soluções de crédito no Pix que já existem no mercado. Nesse formato, o cliente pode parcelar o pagamento, por meio de uma contratação simultânea de empréstimo junto ao banco, mas o destinatário recebe o dinheiro na hora.

No último calendário divulgado pelo BC ao mercado, no fim de junho, o regulamento do Pix parcelado e os demais manuais sobre o produto, como de experiência do usuário, seriam publicados em setembro. No mesmo mês, começaria um período de convivência com os modelos privados, cujo prazo se encerraria em março de 2026.

Agora, conforme o Globo, o regulamento deve ser divulgado em outubro, mas o manual de experiência, por exemplo, só deve vir a público em dezembro. Pessoas envolvidas na discussão dizem que atraso no lançamento do novo produto deve ser de até três meses e que a justificativa é o foco nas ações de segurança após os ataques a participantes do Pix.

A decisão por adiar a regulamentação do Pix parcelado ocorreu após o registro de desvios milionários motivados por ataques ao sistema financeiro e investigações que ligam instituições financeiras ao Primeiro Comando da Capital (PCC), uma das principais facções criminosas do País. (Com informações do portal Metrópoles e do jornal O Globo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Presidente do Banco Central diz que o mercado de trabalho nunca esteve tão exuberante: “Melhor momento em três décadas”
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play