Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025

Pix bate novo recorde e supera 140 milhões de transações em um dia

O Pix, sistema de transferências instantâneas do Banco Central (BC), bateu novo recorde na última sexta-feira (4). Pela primeira vez, a modalidade superou a marca de 140 milhões de transações em 24 horas.

Somente naquele dia, 142,4 milhões de transferências via Pix foram feitas para usuários finais. Conforme o BC, os sistemas funcionaram com estabilidade ao longo de todo o dia e a alta demanda não comprometeu o funcionamento do Pix.

O recorde anterior tinha sido registrado em 7 de julho, com 134,8 milhões de transações num único dia.

Criado em novembro de 2020, o Pix acumula 151,9 milhões de usuários, dos quais 139,4 milhões pessoas físicas e 12,5 milhões pessoas jurídicas. Em junho, o sistema superou a marca de R$ 1,36 trilhão movimentados por mês.

Quase três anos depois, sistema de transferências instantâneas já é usado pela maior parte dos consumidores brasileiros, tem substituído as transferências bancárias e já ultrapassou a utilização do dinheiro em pagamentos no país. O dado faz parte de uma pesquisa de uma consultoria.

O levantamento da empresa mostra que o sistema de pagamento instantâneo já é mais utilizado que o dinheiro na distribuição de gastos entre meios de pagamento – 66% dos entrevistados substituíram os pagamentos em dinheiro por pagamentos Pix.

Ele é visto pelos consumidores como um meio de pagamento de alta conveniência e flexibilidade. O meio de pagamento instantâneo está substituindo o cartão de débito e dinheiro devido à facilidade de uso e instabilidade da transação.

Ao todo, 98% dos entrevistados disseram que possuem chave Pix e usaram o meio de pagamento. Já 59% das pessoas usam Pix pela conveniência da velocidade da transação e capacidade de fazer a qualquer momento.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Primeiro domingo de funcionamento do Mercado Público conta com 10 mil visitantes
Peso barato atrai estrangeiros para compra de imóveis em Buenos Aires
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play