Quarta-feira, 01 de outubro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 1 de outubro de 2025
As instituições financeiras passaram a disponibilizar, no ambiente Pix de seus aplicativos, uma funcionalidade (botão de contestação) para que uma transação possa ser facilmente contestada, sem a necessidade de interação humana.
De acordo com o Banco Central (BC), a nova ferramenta permite contestar fraudes, golpes ou cobranças indevidas de forma rápida e acessível, sem precisar ligar para o banco e esperar ser atendido. “O principal objetivo do autoatendimento é garantir agilidade na contestação”, explicou.
“Esse será o canal por meio do qual o usuário deve solicitar a devolução dos valores extraídos por meio de fraude. O autoatendimento do MED (mecanismo de devolução) dará mais agilidade e velocidade ao processo de contestação de transações fraudulentas, o que aumenta a chance de ainda haver recursos na conta do fraudador para viabilizar a devolução para a vítima”, acrescentou a autoridade monetária.
O BC explicou que o chamado “botão de contestação” não se aplica a casos de desacordos comerciais, arrependimento e erros no envio do Pix (como digitação errada de chave) ou que envolvam terceiros de boa-fé, por exemplo. Ele é específico para fraude, golpe e coerção.
Segundo o Banco Central, o mecanismo vai funcionar da seguinte forma:
* O cliente reporta que há uma transação suspeita (como golpes, coerção ou acesso fraudulento, por exemplo);
* O banco envia uma notificação às instituições financeiras envolvidas;
* O saldo é bloqueado imediatamente na conta recebedora;
As instituições financeiras analisam o caso posteriormente.
“Em casos de golpes ou fraudes, a devolução dos recursos depende da análise das instituições envolvidas e da existência de saldo na conta do usuário recebedor”, acrescentou o BC.
Os prazos de devolução são de até 11 dias em casos de fraudes, e em até 24 horas para falhas operacionais do Pix automático.
Sistema financeiro
De acordo com a Associação Brasileira de Bancos (ABBC), o mecanismo de devolução (MED) não é uma ferramenta que aumenta a segurança antifraude, mas que contribui para o monitoramento dos casos e permite que o cidadão forneça informações que agilizam o bloqueio e a devolução de valores em situações de fraude ou golpe.
“O MED Autoatendimento não substitui os cuidados que cada cidadão deve ter para evitar golpes, mas facilita o acompanhamento e a participação do usuário no rastreamento e devolução de valores em casos de fraude ou erro”, afirmou Leandro Vilain, CEO da ABBC.
Para utilizar o MED Autoatendimento em casos de fraude ou golpe, a ABBC informou que os correntistas devem seguir estes passos:
* abra o aplicativo do seu banco e procure por “contestar Pix” ou “solicitar devolução (MED)”.
* siga as instruções, anexe evidências como prints, comprovantes e mensagens relacionadas, e acompanhe a contestação pelo app.
* O banco confirma a solicitação e encaminha o pedido de devolução para a instituição recebedora.
* Ao confirmar a veracidade da contestação, essa instituição fará o bloqueio parcial ou total do saldo, e os valores serão devolvidos em até 11 dias.
Alex Hoffmann, CEO e cofundador da PagBrasil, observou que a contestação de forma digital, por meio de botão em aplicativo, é algo que já existia em muitos bancos.
“A novidade com a resolução 493 foi obrigar todos os bancos a oferecer esse canal, padronizando o processo. Antes, algumas instituições só recebiam contestações por telefone, o que tornava o bloqueio mais lento e reduzia as chances de êxito para as vítimas”, explicou Hoffmann, da PagBrasil.