Segunda-feira, 29 de setembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 28 de setembro de 2025
O projeto de construção, gestão e operação de um hospital estadual no município de Viamão (Região Metropolitana de Porto Alegre) será tema de audiência pública presencial no dia 6 de outubro, primeira segunda-feira do mês. A informação foi publicada pelo governo gaúcho na edição de 22 de setembro do Diário Oficial do Estado.
De acordo com informe no site estado.rs.gov.br, o evento tem início marcado para as 18h, estendendo-se até por volta das 21h, na sede da Faculdade Centro Educacional Santa Isabel (Facesi), localizada na Estrada da Branquinha nº 299 (bairro Viamópolis). O credenciamento dos participantes, por sua vez, estará aberto a partir das 17h.
Já a consulta pública sobre o tema prossegue até o dia 9. A ideia é permitir que a proposta de concessão e outros detalhes sejam apresentados e discutidos com cidadãos e representantes da sociedade. Mais informações podem ser obtidas no site estado.rs.gov.br.
Serão até 350 leitos e serviços de referência em ortopedia, traumatologia, neurologia clínica, neurocirurgia e cirurgia geral, de maneira integrada às demais unidades da rede pública de saúde. Caso tudo saia conforme planejado pelá Secretaria Estadual da Saúde (SES), o contrato de concessão será rubricado no segundo semestre de 2026. Já as obras devem começar nos primeiros meses do ano seguinte.
Estruturada em conjunto com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a proposta tem por base a concessão administrativa no âmbito de uma parceria público-privada (PPP), modelo em que, nesse caso, uma empresa ou consórcio assume a responsabilidade pela construção e operação do hospital durante o prazo do contrato, que é de 25 anos.
“A ampliação da rede hospitalar com foco em altas complexidades representa a qualificação do atendimento da população da Região Metropolitana e busca atender a demandas das maiores filas do Estado”, ressaltou a titular da SES, Arita Bergmann, no início do mês, ao falar da consulta.
Na mesma ocasião, o secretário Pedro Capeluppi (Reconstrução Gaúcha) acrescentou: “Não se trata de uma privatização, visto que a propriedade do hospital permanece com o Estado. A partir da assinatura de contrato com o parceiro privado, vamos acompanhar e cobrar pela excelência de serviço que a população espera e merece.”
Simpósio sobre transplantes
Prossegue até esta quarta-feira (24) no auditório do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers), em Porto Alegre, o primeiro simpósio estadual sobre transplantes e doação de órgãos. Promovido pela SES, o evento inclui apresentação de dados desde janeiro no Estado.
As estatísticas mencionados contabilizam a realização bem-sucedida de 1.549 transplantes de órgãos sólidos e tecidos [córneas, ossos, pele, medula óssea]. Isso inclui 393 rins, 92 fígados, 16 corações, 29 pulmões e 751 córneas.
Apesar da melhora nos índices em relação aos anos anteriores, quase 3 mil pessoas ainda aguardam em lista de espera por um órgão no Rio Grande do Sul. Desse total, 1.486 pacientes aguardam por um rim, 173 por um fígado, 15 por um coração, 85 por um pulmão e 1.155 por uma córnea.
(Marcello Campos)