Quinta-feira, 06 de novembro de 2025

Polícia Civil investiga fraude em licitação da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quarta-feira (07), a Operação Buff com o objetivo de apurar fraude em uma licitação destinada à contratação de um curso on-line de desenvolvimento de jogos eletrônicos pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão em Porto Alegre, Pelotas, Rio Grande e São Francisco de Paula. Os policiais estiveram nas sedes de uma associação e de duas empresas e nas residências de empresários suspeitos de envolvimento no esquema.

Segundo o titular da 1ª Delegacia de Polícia de Combate à Corrupção, delegado Max Otto Ritter, que coordenou a operação, “os investigados teriam agido mediante conluio, haja vista que os orçamentos utilizados para a formação do preço de referência partiram de empresas e de uma associação que, aparentemente, possuem vínculos estreitos entre si”.

As irregularidades foram detectadas inicialmente pela Contadoria e Auditoria-Geral do Estado, pela Procuradoria-Geral do Estado e assessoria jurídica vinculada à Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia. Os crimes teriam sido praticados por empresas terceirizadas. Não há indícios de participação de servidores públicos no esquema.

“Os órgãos apontaram para a possível ocorrência de tentativa de fraude ao caráter competitivo do certame, visando à obtenção, pelos investigados, de vantagem decorrente da adjudicação do objeto da licitação, a qual visava ao atendimento de público interessado na profissionalização no setor de jogos eletrônicos”, informou a Polícia Civil.

A operação foi realizada para apreender documentos, equipamentos eletrônicos e outros materiais que comprovem a autoria dos crimes. Participaram da ação 35 policiais civis em 15 viaturas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Polícia

Número de feminicídios bate recorde no primeiro semestre deste ano no Brasil
Polícia Federal desarticula organização criminosa que desviava recursos públicos da área da saúde no RS
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play