Terça-feira, 21 de outubro de 2025

Polícia da Indonésia diz que 129 pessoas morreram em tumulto em jogo de futebol

Pelo menos 129 pessoas morreram e cerca de 180 ficaram feridas em uma partida de futebol na Indonésia em um tumulto de uma multidão que tentou invadir o jogo, informou a polícia neste domingo (02) no país. De acordo com as autoridades locais, a tragédia pode ser uma das dos piores em estádios no mundo .

Depois que a partida na província de Java Oriental entre Arema FC e Persebaya Surabaya terminou na noite de sábado (01), torcedores do time perdedor invadiram o campo e a polícia lançou bombas de gás lacrimogêneo, provocando uma debandada e casos de asfixia, informou o o chefe de polícia de Java Oriental, Nico Afinta.
Imagens de vídeo de canais de notícias locais mostraram pessoas correndo para o campo no estádio em Malang e imagens de sacos para carregar os corpos.

Em tumultos anteriores em partidas na Indonésia, foi identificada uma forte rivalidade entre os clubes, às vezes levando à violência entre os torcedores. Zainudin Amali, ministro do Esporte da Indonésia, disse à KompasTV que o ministério reavaliaria a segurança nos jogos de futebol, incluindo a possibilidade de não permitir espectadores nos estádios.

A liga indonésia BRI Liga 1 suspendeu os jogos por uma semana após a vitória do Persebaya por 3 a 2 e uma investigação foi iniciada, informou a Associação de Futebol da Indonésia (PSSI).

Entre os desastres globais em estádios, 96 torcedores do Liverpool foram esmagados até a morte na Grã-Bretanha em abril de 1989, quando um recinto superlotado e cercado desabou no Estádio Hillsborough em Sheffield.

A Indonésia vai sediar a Copa do Mundo Sub-20 da FIFA em maio e junho do próximo ano. Eles também são um dos três países que se candidatam a sediar a Copa da Ásia do próximo ano, o equivalente do continente ao Euro, depois que a China se retirou como anfitriã.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Saiba a ordem de votação nas Eleições 2022
Papa suplica ao presidente da Rússia pelo fim da “espiral de violência” e critica anexações
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play