Terça-feira, 11 de novembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 3 de junho de 2025
A polícia judiciária portuguesa anunciou nesta segunda-feira (2) que vai fazer “um amplo conjunto de diligências” sobre o desaparecimento de Madeleine McCann, em 2007. As ações vão ocorrer perto do local onde a menina britânica sumiu, no sul de Portugal.
Madeleine, de 3 anos, desapareceu do apartamento onde passava férias com os pais, em Praia da Luz, na região do Algarve. Na noite do sumiço, os pais dela jantavam em um restaurante próximo. O caso teve repercussão internacional e mobilizou a imprensa por anos. Os irmãos gêmeos de Madeleine, então com dois anos, estavam no mesmo cômodo e não foram levados.
Segundo a France Presse, as buscas começam nesta terça-feira (3) e devem seguir até sexta (6). Elas foram autorizadas pela Promotoria de Brunswick, no norte da Alemanha, que investiga Christian Brückner por suspeita de envolvimento no caso. A Justiça alemã acredita que Brückner possa ter matado Madeleine.
“Todas as provas apreendidas pela polícia judiciária serão, com a autorização prévia do Ministério Público nacional, entregues aos agentes do Serviço Federal e da polícia criminal alemã”, explicou a porta-voz alemã.
De acordo com a emissora CNN Portugal, o objetivo desta nova operação é encontrar eventuais vestígios do corpo da criança, que na época tinha apenas três anos, e reunir provas que possam sustentar a acusação de homicídio contra Brückner
A montagem da estrutura para os trabalhos começou nesta segunda. As escavações devem ser iniciadas na terça-feira. A última operação do tipo aconteceu em maio de 2023, perto de um lago. Christian Brückner cumpre pena por estupro. Em outubro de 2024, ele foi absolvido em outro processo, que tratava de duas agressões sexuais e três estupros cometidos entre 2000 e 2017 em Portugal.
Esses casos não têm relação com o desaparecimento de Maddie, pelo qual ele nunca foi acusado formalmente.