Domingo, 09 de novembro de 2025

Policiais civis do Rio Grande do Sul protestam por melhorias para a categoria em Porto Alegre

Policiais civis do Rio Grande do Sul realizaram protesto em Porto Alegre nesta terça-feira (3). A categoria percorreu diversas ruas da cidade pedindo por melhorias como reajuste salarial e pagamento de horas extras. No começo da tarde, os servidores se reuniram em frente ao Palácio da Polícia, de onde partiu a caminhada rumo ao Piratini e à Assembleia Legislativa.

Um trio elétrico foi usado na caminhada e tocou músicas de Ivete Sangalo, em menção ao fato do governador gaúcho Eduardo Leite ter ido ao show da cantora no último sábado (30), em São Paulo.

A mobilização foi promovida pelo Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores de Polícia do RS (Ugeirm-Sindicato), pela Associação dos Comissários de Polícia do RS (ACP/RS) e pelo Sindicato dos Servidores da Polícia Civil do RS (Sinpol-RS).

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública declarou que o efetivo dos policiais civis já foi reforçado com o ingresso de 26 delegados, 125 inspetores e 119 escrivães, além de outros 341 agentes que ainda estão em formação.

Leia na íntegra

“A Secretaria da Segurança Pública (SSP) destaca o empenho realizado pela Polícia Civil para auxiliar no combate à criminalidade e trabalha pelo fortalecimento da corporação. O governo estadual e a Polícia Civil reconhecem o direito dos servidores e atua com base em normativas que respeitam a carga horária e escala dos policiais, com compensações pecuniárias e folgas.

Com relação ao quadro de pessoal, a SSP reitera que em 2023 o efetivo foi reforçado com o ingresso de 26 delegados, 125 inspetores e 119 escrivães. Além disso, outros 341 agentes estão em plena formação na Academia de Polícia Civil (Acadepol).

Ao lado do governo estadual, a SSP e a Chefia de Polícia também vêm realizando, desde o início do ano, uma série de reuniões e encontros com as entidades de classe, estreitando o diálogo entre as partes. Houve reuniões com o Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores da Polícia Civil do RS (Ugeirm-Sindicato), a Associação dos Comissários de Polícia do RS (ACP/RS), o Sindicato dos Servidores da Polícia Civil do RS (Sinpol-RS) e a Associação dos Delegados de Polícia do RS (Asdep). As agendas contaram com representantes da SSP, Casa Civil, Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão e chefia da Polícia Civil e visam encaminhar as demandas e solicitações das entidades de classe em face deste reconhecimento institucional.”

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Instituto Nacional de Meteorologia emite alerta vermelho para tempestades no Rio Grande do Sul
Em razão do prognóstico de chuvas intensas para os próximos meses, prefeitura de Porto Alegre prorroga Operação Inverno até o fim do ano
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play