Segunda-feira, 06 de outubro de 2025

Policiais são sequestrados após presidente do Equador decretar estado de exceção

Pelo menos quatro policiais foram sequestrados no Equador em meio ao estado de exceção decretado na segunda-feira (8) pelo presidente Daniel Noboa após a fuga de José Adolfo Macías Villamar, conhecido como Fito – chefe da principal facção criminosa do país –, de uma prisão em Guayaquil.

Três agentes foram sequestrados enquanto trabalhavam na unidade de polícia Wilson Franco, em Machala. O quarto policial foi capturado em Quito, informou a polícia.

O estado de exceção por 60 dias em todo o país, incluindo o sistema prisional, determina um toque de recolher das 23h até as 5h, no horário local.

O presidente disse que a o estado de exceção permitirá às Forças Armadas intervir no controle das prisões. “Não vamos negociar com terroristas nem descansaremos até devolvermos a paz aos equatorianos”, declarou Noboa em um vídeo publicado no Instagram.

Fito é o chefe da facção Los Choneros, que começou as suas atividades como um grupo de matadores de aluguel. Depois, o bando ampliou a sua atuação e passou também a traficar drogas e a praticar roubos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Inflação para o consumidor recua em Porto Alegre na primeira semana de 2024
Coreia do Sul aprova lei que proíbe o consumo de carne de cachorro
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play