Domingo, 21 de dezembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 21 de dezembro de 2025
Um policial penal que atuava no Presídio Regional de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, foi condenado a 12 anos e nove meses de prisão, em regime fechado, por tráfico de drogas.
Em decisão proferida na sexta-feira (19), a Justiça também determinou a perda do cargo público, diante da gravidade dos fatos e da violação do dever funcional.
O servidor foi preso em flagrante no dia 21 de agosto, após investigação do MP (Ministério Público) em parceria com a Corregedoria da Polícia Penal.
Em 28 de agosto, o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do MP deflagrou a Operação Rescaldo. Durante revista nos armários utilizados pelo policial penal em Caxias do Sul, foram encontrados dois tijolos de cocaína, dois de maconha, R$ 18 mil em espécie, celulares e anotações.
As provas indicaram que o investigado se valia da função pública para introduzir drogas e objetos ilícitos no interior do presídio, favorecendo detentos e facções criminosas.
A decisão judicial ainda apontou que a conduta do condenado desestabilizou a segurança interna da casa prisional e afrontou diretamente a administração pública. Por isso, além da pena privativa de liberdade e a perda do cargo, foi aplicada multa. A Justiça também determinou o perdimento do dinheiro apreendido, revertido ao Funad (Fundo Nacional Antidrogas).