Domingo, 09 de novembro de 2025

População gaúcha deve confirmar dados para receber o Auxílio Reconstrução

A DPU (Defensoria Pública da União) está realizando uma campanha para auxiliar a população do Rio Grande do Sul que ainda não recebeu o Auxílio Reconstrução.

Embora muitas famílias estejam habilitadas para o receber o benefício, a falta de confirmação dos dados no portal Gov.br impede o pagamento. De acordo com o governo federal, mais de 11 mil pessoas ainda precisam concluir esse processo.

“Nosso objetivo com essa campanha é garantir que todas as pessoas que têm direito ao benefício consigam recebê-lo o quanto antes. O processo é simples, e a DPU está à disposição para auxiliar quem encontrar dificuldades”, afirmou o defensor público federal Renato Vinhas, coordenador da Caravana de Direitos na Reconstrução do RS.

O Auxílio Reconstrução é um apoio financeiro de R$ 5,1 mil, concedido pelo governo federal para as famílias que ficaram desalojadas ou desabrigadas pelas enchentes que atingiram o RS em maio do ano passado. No total, 451 municípios gaúchos enviaram ao governo federal listas com os dados das famílias afetadas.

Agora, os responsáveis pelas famílias devem acessar o sistema Gov.br e confirmar as informações para que o valor seja depositado na conta da Caixa Econômica Federal.

“O procedimento é simples e essencial. O responsável familiar deve acessar o site do Auxílio Reconstrução no Gov.BR, por meio de um computador ou celular, clicar no botão ‘Sou Cidadão’ e entrar com seu CPF e senha. Em seguida, deve confirmar sua solicitação e conferir os dados cadastrados pelas prefeituras, que serão enviados à Caixa para efetivação do pagamento”, informou a DPU.

“Aqueles que não possuem conta na Caixa não precisam se preocupar: uma conta poupança será criada automaticamente e poderá ser acessada pelo aplicativo Caixa Tem, com todas as informações compartilhadas pelo governo federal. O acesso aos valores será imediato, sem qualquer tipo de desconto ou cobrança”, prosseguiu a Defensoria.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Israel anuncia saída do Conselho de Direitos Humanos da ONU
Rio Grande do Sul tem queda de criminalidade no primeiro mês de 2025
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play