Quarta-feira, 29 de outubro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 29 de outubro de 2025
A equipe do programa de financiamento Centro+4D apresentou aos membros da AFD (Agência Francesa de Desenvolvimento) detalhes do projeto, que tem como foco requalificar a área central da capital gaúcha. A ação é cofinanciada pelo Banco Mundial e pela AFD. O encontro foi realizado na tarde de terça-feira (28).
O prefeito Sebastião Melo recepcionou a cônsul-geral da França em São Paulo, Alexandra Mias, e emissários do banco de fomento francês. Por vídeo, um representante do Banco Mundial participou da atividade. Em seguida, os visitantes estiveram no Museu de Arte do Paço, instalado na antiga sede da prefeitura.
“Recebemos a comitiva com muita alegria, depois de enfrentarmos grandes desafios como a pandemia e a enchente do ano passado. Nosso profundo agradecimento, diante da parceria com o Banco Mundial para a implementação das ações de revitalização dos espaços culturais e econômicos da cidade e do estudo que será desenvolvido para qualificar os locais impactados de forma sustentável”, disse o prefeito Sebastião Melo.
A delegação francesa ficará na capital gaúcha até 4 de novembro para iniciar a elaboração da estratégia de turismo cultural da cidade. Sob coordenação da AFD, a programação inclui visitas a espaços culturais e territórios criativos, coleta de dados e análise de boas práticas.
“Reconhecemos que há muito a aprender com a experiência francesa, uma das maiores potências turísticas do mundo. A prioridade é converter esse aprendizado em entregas mensuráveis para a cidade. Ficar em Porto Alegre por uma semana permitirá estruturar bases sólidas para uma estratégia de turismo cultural. Vemos nessa parceria uma oportunidade concreta de cooperação técnica e de valorização do patrimônio, da mobilidade e da economia criativa”, afirmou o secretário municipal de Planejamento, Cezar Schirmer.
No encontro, as conversas avançaram com ênfase em mobilidade urbana e resiliência climática. “Nossa mobilização sublinha a importância que a França dá a Porto Alegre. Há uma conexão direta entre os investimentos em cultura, mobilidade e resiliência e as agendas que trabalhamos. Queremos transformar essa convergência em cooperação concreta”, destacou Alexandra Mias.
Centro+4D
Coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, o programa tem como objetivo revitalizar o Centro Histórico e o 4º Distrito de Porto Alegre. Com cofinanciamento do Banco Mundial, da Agência Francesa de Desenvolvimento e contrapartida do município, serão investidos 162 milhões de euros para enfrentar os desafios urbanos e sociais nas duas regiões.
Entre as iniciativas previstas estão ações de inclusão social e econômica. O Plano de Turismo Cultural busca posicionar a capital gaúcha como polo capaz de atrair visitantes nacionais e estrangeiros.