Sexta-feira, 01 de agosto de 2025

Porto Alegre decreta luto oficial em memória do ex-prefeito Guilherme Socias Villela

O prefeito Sebastião Melo decretou nesta quinta-feira (31), luto oficial de três dias em memória do ex-prefeito Guilherme Socias Villela, falecido na mesma data. O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre.

“Recebemos com enorme tristeza a notícia do falecimento do ex-prefeito Guilherme Socias Villela, gestor exemplar que deixou um legado de desenvolvimento urbano, ambiental e social em Porto Alegre. Não por acaso, nossa sede administrativa recebeu o nome dele ainda em vida, como homenagem ao seu trabalho pela cidade. Desejamos força para a nossa colega Ana Pellini, secretária da Fazenda, sua esposa, aos demais familiares e a todos os admiradores do grande Villela neste momento de dor”, disse o prefeito Sebastião Melo.

Trajetória

Natural de Uruguaiana, Guilherme Socias Villela tinha 90 anos. Economista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), foi prefeito de Porto Alegre entre 1975 e 1983, vereador e deputado estadual.

Durante sua gestão, entregou os parques Marinha do Brasil e Harmonia, criou o Brique da Redenção, o Centro Municipal de Cultura (Teatro Renascença, Sala Álvaro Moreyra, Atelier Livre e a Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães) e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Em sua homenagem, a sede da prefeitura foi nomeada Centro Administrativo Municipal Guilherme Socias Villela, em 2023.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

“O Brasil não existiria sem soberania”, diz Lula após tarifaço de Donald Trump
Seis reviravoltas, seis classificações: o Inter fez história na Copa do Brasil
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play