Terça-feira, 18 de novembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 17 de novembro de 2025
Após uma segunda-feira (17) com chuva fraca, ventos de intensidade variável e alternância entre momentos de sol e nebulosidade, Porto Alegre deve ter uma semana sob condições meteorológicas semelhantes. Já as temperaturas – que oscilaram entre 16 a 22°C ao longo do dia – tendem a subir, com termômetros marcando até 34°C na próxima sexta (21).
A Defesa Civil municipal continua monitorando as condições meteorológicas e recomenda atenção especial ao prognóstico de calor intenso. Atualizações são divulgadas em sites de empresas do segmento, como a Metsul Meteorologia (metsul.com).
Próximos dias
Nesta terça-feira (18), o sol predomina pela manhã, mas a nebulosidade aumenta ao longo do dia. Os ventos sopram de oeste, com intensidade média de 15 km/h e rajadas que podem ultrapassar 30 km/h. As temperaturas variam entre 15 e 27°C.
Para a quarta (19), a previsão é de sol entre nuvens, com chance de chuva isolada e fraca durante a noite. São esperados baixos acumulados, próximos de 2 milímetros. Os ventos sopram de sul, com intensidade média de 15 km/h e rajadas que podem passar dos 30 km/h. As temperaturas variam de 16 a 29°C.
Na quinta (20), o sol voltará a predominar, com períodos de maior nebulosidade. Os ventos devem soprar de sudeste, com intensidade média de 15 km/h e rajadas em torno de 40 km/h, ao passo que os termômetros tendem a indicar mínima de 17 e máxima de 31°C, indicando uma elevação mais acentuada nas temperaturas.
Já a sexta (21), conforme mencionado anteriormente, será de calor intenso e piora na sensação de abafamento, com sol entre poucas nuvens. Os ventos soprarão de noroeste, sob intensidade média de 20 km/h e eventualmente acompanhados de rajadas que podem superar 40 km/h. As temperaturas variam entre 18 e 34°C, configurando assim o dia mais quente da semana.
Panorama no RS
De acordo com a Metsul, nesta terça-feira, o sol aparece com nuvens em grande parte do Estado, mas no Norte e no Nordeste gaúcho a atuação de um centro de baixa pressão nos litorais do Paraná e de São Paulo traz muitas nuvens e chuva. Instabilidade afetará mais áreas do Alto Uruguai, Planalto Médio, Serra, Campos de Cima da Serra e o Litoral Norte.
Na Grande Porto Alegre, a chance de chover é muito menor e o sol aparece com nuvens. O dia começará frio para novembro no Sul e na Campanha.
A quarta-feira, por sua vez, será marcada pela presença do sol em todas as regiões gaúchas, embora acompanhado por nuvens esparsas. O amanhecer deve ser bastante ameno e a tarde agradável. Da tarde para a noite, não se pode afastar instabilidade no Sul e no Leste gaúchos, mas não há um consenso entre os modelos numéricos sobre a ocorrência de chuva. A tarde será quente no Oeste, nos vales e na Grande Porto Alegre.
Na quinta-feira, o sol deve aparecer na maioria das regiões gaúchas, entretanto com a presença de nuvens. A temperatura declina com aumento de nebulosidade no Sul e parte do Leste gaúcho, mas outras áreas do estado devem ter calor.
Já na sexta-feira, outra vez o sol deve aparecer no Rio Grande do Sul. Na segunda metade do dia, porém, uma frente fria deve trazer aumento de nebulosidade com chance de chuva em pontos do Oeste e do Sul do Estado. A aproximação da frente induz o ingresso de ar quente com calor na maioria das regiões e intenso do Centro para o Oeste e o Norte gaúchos.
(Marcello Campos)