Terça-feira, 30 de dezembro de 2025

Porto Alegre fecha 2025 com o menor número já registrado de crianças na fila da educação infantil

Porto Alegre fechou 2025 com o menor número já registrado de crianças na fila da educação infantil. Há 920 crianças aguardando vaga, o que representa uma redução de 70% no déficit de vagas na etapa creche (0 a 3 anos) em comparação a 2024, quando a fila somava 3.077 crianças.

Apesar do número ainda alto, o avanço, segundo a prefeitura, é resultado de um conjunto de medidas adotadas ao longo do ano pela Smed (Secretaria Municipal de Educação). De acordo com o secretário municipal de Educação, Leonardo Pascoal, entre as principais ações estão a publicação do decreto que regulamenta o acesso à etapa creche da educação infantil, o lançamento de um novo edital de credenciamento de escolas privadas e a ampliação de vagas tanto na rede própria quanto na rede parceirizada.

“Essas iniciativas nos permitiram alcançar um resultado histórico para a cidade. Mas o nosso compromisso vai além da redução da fila. Vamos seguir trabalhando até que todas as crianças tenham acesso garantido à educação infantil”, destacou o secretário.

“A universalização do acesso à educação infantil é uma das prioridades do Porto da Educação e, conforme o planejamento da Smed, a meta é assegurar atendimento pleno até 2028, consolidando a educação como eixo central do desenvolvimento social da Capital gaúcha”, afirmou a prefeitura.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de boas noticias

Na semana do Natal, o governo pagou R$ 1,5 bilhão em emendas parlamentares
Rússia afirma que vai endurecer a sua posição nas negociações de paz com a Ucrânia
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play