Sábado, 27 de novembro de 2021

Porto Alegre melhora no Ranking de Competitividade dos Municípios e se mantém entre as 10 colocadas

O Centro de Liderança Pública (CLP) divulgou nesta segunda-feira (22), a segunda edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, que apresenta a realidade socioeconômica das 411 cidades com mais de 80 mil habitantes. Porto Alegre, que estava na 10ª posição no levantamento anterior, subiu para 8ª lugar.

O levantamento tem o objetivo de mostrar como a competição no setor público é um elemento fundamental à promoção da justiça, equidade e desenvolvimento econômico e social dos municípios para garantir serviços de mais qualidade à população. “Seguiremos trabalhando para que a capital avance cada vez mais no ranking. Nossas ações estão focadas no fortalecimento do empreendedorismo, na geração de emprego e renda, além do compromisso com o desenvolvimento social”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Lorenzoni.

Entres os principais motivos da melhora de Porto Alegre no ranking está o ganho de 102 colocações em Taxa Bruta de Matrículas no Ensino Médio Técnico, a melhora de 54 posições em Acesso à Saúde e 53 em Qualidade de Saúde. Porto Alegre também permanece em destaque no pilar Inovação e Dinamismo Econômico, assim como em Capital Humano, onde subiu 30 posições, ocupando agora a 7ª colocação.

Nesta segunda edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, foram avaliadas as cidades brasileiras com população superior a 80 mil habitantes pela estimativa populacional do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2019. Todos os municípios foram avaliados com base em 65 indicadores, distribuídos em 13 pilares temáticos e três dimensões consideradas fundamentais para a promoção da competitividade e a melhoria da gestão pública dos municípios brasileiros.

As 10 primeiras cidades no ranking  geral

1 – Barueri (SP)
2 – São Caetano do Sul (SP)
3 – Florianópolis (SC)
4 – São Paulo (SP)
5 – Vitória (ES)
6 – Curitiba (PR)
7 – Santana de Parnaíba (SP)
8 – Porto Alegre (RS)
9 – Campinas (SP)
10 – Jaraguá do Sul (SC)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Leonardo Lamachia é eleito para a presidência da OAB no Rio Grande do Sul
Ministro do Supremo nega pedido de prorrogação de convênio para segurança nas fronteiras do Rio Grande do Sul
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play