Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre: onde se vacinar contra covid e gripe nesta terça-feira

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (SMS) prossegue nesta terça-feira (31), com a vacinação contra covid  de bebês a partir de seis meses até menores de 3 anos com comorbidades. A secretaria reforça que, para crianças de 5 anos a 11 anos, segue não havendo aplicação de primeira e segunda doses por falta de estoque. A imunização não estará disponível até nova remessa por parte da Secretaria Estadual de Saúde. A estimativa é de chegada de doses nesta semana. A escassez ocorreu logo após a abertura da quarta dose para este público.

As doses estarão disponíveis em nove unidades de saúde, das quais sete para primeira aplicação – Álvaro Difini, IAPI, Morro Santana, Navegantes, Ramos, Santa Marta e Tristeza. Em função do baixo estoque, não será possível ampliar o público-alvo.

A aplicação da primeira dose para crianças de 3 e 4 anos será em oito unidades de saúde, das 8h às 21h: Clínica da Família Álvaro Difini e unidades de saúde Tristeza, Navegantes, Ramos, Morro Santana, São Carlos, 1º de Maio e Santa Marta. Nos mesmos locais, também será aplicada a segunda dose.

Adultos – A imunização para a população a partir de 12 anos irá ocorrer em 34 locais: Shopping João Pessoa (até as 17h) e em 33 unidades de saúde – nove com atendimento até as 21h (Álvaro Difini, Belém Novo, Campo da Tuca, José Mauro Ceratti Lopes, Morro Santana, Navegantes, Ramos, São Carlos e Tristeza). Haverá aplicação de primeira, segunda, terceira e quarta doses em todos os locais.

Reforço – A quarta dose está disponível para pessoas com idades a partir de 18 anos vacinadas com a terceira dose há mais de quatro meses. Neste público, poderão ser utilizadas Pfizer, Janssen ou Astrazeneca, independente da fabricante aplicada anteriormente.

Entre as comorbidades elegíveis estão diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial (resistente, em estágio 3, ou estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo), doenças cardiovasculares, doenças neurológicas, doença renal crônica, indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea, pessoas vivendo com HIV, hemoglobinopatias, obesidade mórbida, Síndrome de Down e cirrose hepática. A listagem completa das comorbidades e as recomendações de documentos comprobatórios estão disponíveis aqui.

Gripe – Já a vacinação contra a gripe estará disponível para todas as pessoas a partir de seis meses de idade em 123 unidades de saúde e no Shopping João Pessoa.

Bebês e crianças até 3 anos com comorbidades

Onde: unidades Álvaro Difini, IAPI, Morro Santana, Navegantes, Ramos, Santa Marta, Tristeza, Primeiro de Maio (apenas 2ª dose) e São Carlos (apenas 2ª dose).

Endereços e horários: confira no link.

Comorbidades ou condição de saúde: obesidade grave, pneumopatias crônicas graves, imunossupressão, hemoglobinopatia grave, doença cardiovascular, hipertensão arterial resistente, doença neurológica crônica, doença renal crônica, diabete mellitus, Síndrome de Down e cirrose hepática.

Documentação: documento de identidade do pai, mãe ou responsável legal e da criança. Os pais ou responsáveis legais devem estar presentes no momento da vacinação ou a pessoa que estiver acompanhando a criança deve apresentar autorização e carteira de vacinação. No caso de crianças imunocomprometidas, é preciso apresentar comprovante da condição de saúde por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.

Crianças

Primeira dose: crianças a partir de 3 anos
Segunda dose: crianças vacinadas com Coronavac/Butantan e Pfizer/BioNTech há pelo menos 28 dias e 8 semanas, respectivamente.
Onde: nenhum local para 5 anos ou mais e oito unidades de saúde para 3 e 4 anos.

Endereços e horários: confira no link.

Documentação: documento de identidade do pai, mãe ou responsável legal e da criança. Os pais ou responsáveis legais devem estar presentes no momento da vacinação ou a pessoa que estiver acompanhando a criança deve apresentar autorização e carteira de vacinação. No caso de crianças imunocomprometidas, é preciso apresentar comprovante da condição de saúde por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.

Adultos

Primeira dose: pessoas com 12 anos ou mais.
Segunda dose: pessoas vacinadas com Pfizer/BioNTech, Oxford/AstraZeneca e Janssen há pelo menos oito semanas e com Coronavac/Butantan há 28 dias.
Terceira dose: pessoas a partir de 12 anos vacinadas há, pelo menos, quatro meses.
Quarta dose: pessoas a partir de 18 anos vacinados há, pelo menos, quatro meses.

*Pacientes imunocomprometidos a partir de 12 anos devem receber uma dose adicional dois meses após o esquema primário.

Onde: Shopping João Pessoa (até as 17h) e 33 unidades de saúde.

Endereços e horários: confira no link.

Documentação: documento de identidade com CPF e carteira de vacinação. Profissionais de saúde devem apresentar comprovante de vínculo com o conselho de classe. Novos profissionais de apoio à saúde devem apresentar declaração impressa de vínculo com o serviço, carteira ou contrato de trabalho e ficha CNES do serviço de saúde. No caso de imunocomprometidos, é preciso apresentar comprovante da condição de saúde por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Pedro Capeluppi toma posse como secretário de Parcerias e Concessões do Rio Grande do Sul
Gastos da União com educação chegaram a R$ 84 bilhões em 2022
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play