Sábado, 05 de julho de 2025

Porto Alegre recebe 15 propostas sobre soluções inovadoras na limpeza urbana

Quinze startups encaminharam propostas com soluções inovadoras para os serviços de limpeza urbana de Porto Alegre. Esse é o foco da primeira chamada do edital do Programa POA Prospecta, criado para viabilizar o uso das novas ferramentas de contratação trazidas pelo Marco Legal das Startups, que encerrou o prazo de inscrições na quinta-feira (12).

A iniciativa é resultante da parceria do Gabinete de Inovação, com o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e apoio da Coordenadoria de Gestão de Tecnologia de Informação da Secretaria Municipal de Planejamento e Ações Estratégicas.

“São 15 empresas inscritas vindas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais”, destaca a coordenadora do Living Lab POA do Gabinete de Inovação, Sabrina Xavier. A partir desta sexta-feira, 13, começa a segunda fase do processo, a seleção preliminar das propostas pela Comissão de Avaliação. No dia 31, será publicado o resultado final das empresas habilitadas a passar para a terceira etapa, que inclui a negociação, enquadramento e ajuste das propostas.

“Estamos muito felizes com sucesso dessa iniciativa, que evidencia a importância dos mecanismos vindos pelo Marco Legal das Startups para levar inovação à gestão pública. Temos como resultado 15 empresas voluntárias para atender aos desafios. Estamos diante do melhor resultado do país, que demonstra como esses mecanismos são relevantes para nossas cidades”, ressaltou o secretário municipal da Inovação, Luiz Carlos Pinto.

O edital do Programa POA Prospecta foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre. Com a implantação do programa, a gestão pública quer atuar proativamente para identificar e implantar, de forma ágil e eficiente, soluções para os desafios urbanos, incorporando produtos e serviços tecnológicos e inovadores com o objetivo de melhor atender ao cidadão.

Desafios propostos nesta chamada

  • Implantar uma solução tecnológica via web e de monitoramento com GPS que possibilite o rastreamento em tempo real das equipes que trabalham no âmbito da limpeza urbana.
  • Implantar uma aplicação tecnológica para o planejamento, gestão e governança de dados, para a área do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) do DMLU.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Cinegrafista da Reuters é morto no Sul do Líbano
Justiça de São Paulo anula multa de R$ 100 milhões da Apple por vender iPhone sem carregador
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play