Segunda-feira, 11 de maio de 2026

Porto Alegre recebe em junho o maior evento de neurociências da América Latina

De 3 a 6 de junho, Porto Alegre receberá o 22º “Brain Congress – Congresso do Cérebro, Comportamento e Emoções”, considerado o maior do gênero na América Latina. São esperados 7 mil profissionais brasileiros e estrangeiros no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), na Zona Norte, para debater avanços recentes em saúde mental, neurologia, comportamento e inovação aplicada à saúde.

Estarão presentes médicos, psiquiatras, neurologistas, geriatras, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e outros profissionais, com conteúdos multidisciplinares e voltados a pesquisas que têm transformado diagnósticos e tratamentos relacionados à infância, vida adulta e envelhecimento.

Dentre os temas em debate estarão depressão, ansiedade, bipolaridade, autismo, TDAH, Alzheimer e outras demências, dependências, qualidade do sono, luto, solidão, feminicídio, uso de aplicativos, estresse e impactos das mudanças climáticas na saúde mental.

A programação inclui a Brain Week (“Semana do Cérebro”, em inglês), de 1º a 7 de junho e cujo objetivo é promover conexões entre saúde mental, qualidade de vida, educação e inovação, incluindo atividades em hospitais, escolas, entidades empresariais e espaços culturais.

Na lista de convidados internacionais está o norte-americano Bruce Miller, diretor do Memory and Aging Center e fundador do Global Brain Health Institute, reconhecido mundialmente pelos estudos sobre alzheimer e outras formas de demência. Outro nome de peso é Stanislas Dehaene, professor do Collège de France, diretor da Unidade de Neuroimagem Cognitiva do Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica (Inserm) e conhecido por pesquisas pioneiras sobre bases neurais da cognição humana.

A Brain Week contará com ações gratuitas, voltadas ao público em geral. Um dos destaques é a programação especial de 4 de junho, no Auditório Araújo Vianna, com atividades diversas em saúde mental, incluindo atrações culturais. Inscrições e outros detalhes podem ser conferidos no site braincongress.com.br.

Com a palavra…

A promoção é do CCM Group, com apoio da prefeitura da capital gaúcha. Representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDete), por exemplo, realizarão ações de orientação aos visitantes e promoverão a cidade como destino de viagens a passeio ou negócios.

De acordo com o titular da Secretaria-Geral de Governo, André Coronel, a parceria reforça o protagonismo de Porto Alegre em temas ligados a ciência e inovação:

“Porto Alegre vive um momento importante de fortalecimento do seu ecossistema de inovação e conhecimento. Receber um evento internacional desse porte, aproximando ciência e população, reforça o posicionamento da cidade como referência em debates contemporâneos sobre saúde mental, educação e qualidade de vida”.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Saiba quais comunidades de Porto Alegre serão atendidas nesta semana nas unidades móveis de saúde
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play