Sábado, 15 de novembro de 2025

Porto Alegre recebe mais uma edição do Festival Hípico Noturno

Com o objetivo de participar das comemorações de aniversário da Brigada Militar, o Festival Hípico Noturno foi idealizado por um grupo de oficiais de cavalaria, sob o comando do tenente-coronel Átilo Cavalheiro Escobar, que viam na prática do hipismo uma forma de congraçamento entre os integrantes de unidades militares de cavalaria.

Ainda hoje, na sua 66ª edição ininterrupta, o festival integra as comemorações de aniversário da Brigada Militar, acontecendo sempre no mês de novembro e com o título de “evento hípico mais antigo do Brasil”.

Neste ano, a edição ocorre entre os dias 20 e 23 de novembro com entrada franca e aberto ao público de todas as idades, na avenida Cel. Aparício 2351, Partenon – Porto Alegre.

A programação conta com ainda com atrações músicas nas três primeiras noites que ocorrerão no lounge cultural com nomes como Tche Barbaridade, Banda Pop Top, Grupo do Bola, Banda DeClassic, Gabriel Lourenzo e Banda da Saldanha prometem animar a o festival e possuem o financiamento da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet – Ministério da Cultura.

A abertura da primeira edição do FHN ocorreu durante a inauguração da CarrièreNoturna do 4º RPMon, em 3 de dezembro de 1960.

O festival foi normatizado pela Federação Hípica Sul-Rio-Grandense e estendeu-se ao longo de 15 dias. O primeiro campeão da competição foi o tenente Walter Ferreira da Silva, representante da Brigada Militar, que muito enalteceu o nome da Corporação.

Com o passar dos anos, o FHN foi ganhando notoriedade e passou a ser conhecido internacionalmente. Atualmente, o evento reúne cavaleiros e amazonas, militares e civis, do Exército Brasileiro, da Brigada Militar e de outras polícias militares do Brasil e dos países do Cone Sul.

Desde 2007, o evento faz parte do calendário oficial da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH). A 52ª edição, em 2012, trouxe para Porto Alegre, pela primeira vez, o Campeonato Brasileiro Militar. Outras duas edições ocorreram concomitante ao FHN, em 2015 e 2019, fomentando as provas de salto no âmbito militar.

É denominado Festival Hípico Noturno porque as principais provas são disputadas à noite, como um diferencial na modalidade, mas muitas atividades também ocorrem durante o dia.

 

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Dicas de O Sul

XV Mostra de Artes encanta comunidade escolar em Porto Alegre
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play