Segunda-feira, 12 de janeiro de 2026

Porto Alegre recebe o prefeito de Florianópolis para uma série de eventos

O prefeito Sebastião Melo e secretários municipais de Porto Alegre receberam nesta sexta-feira (23) o chefe do Executivo de Florianópolis (SC), Topázio Neto. No roteiro, eventos como visita a projetos desenvolvidos na capital gaúcha e troca de impressões sobre o projeto de reforma tributária e outros temas em comum entre as duas cidades.

A agenda teve como primeira parada, pela manhã, o Centro Integrado de Comando de Porto Alegre (Ceic), a fim de conhecer o funcionamento da estrutura. Coube ao secretário municipal de Segurança, Alexandre Aragon, a apresentação do aparato tecnológico e dos conceitos aplicados na reformulação do órgão, bem como estratégias de combate ao furto de fios e cabos.

Depois Topázio Neto esteve no Paço Municipal, onde se encontrou com o titular da Secretaria Municipal da Fazenda, Rodrigo Fantinel, e com a procuradora Cristiane Nery, que falaram da mudança no sistema de impostos em âmbito nacional.

“Para cidades de médio e grande porte como Porto Alegre e Florianópolis, a reforma tributária do País diminuiá a arrecadação relativa a uma das principais fontes, que é o Imposto Sobre Serviços [ISS] e aumentar despesas, pois os municípios também contratam prestadores que terão de reajustar os contratos”, destacaram os representantes da administração.

Saúde

À tarde, o Sistema do Complexo Regulador de Saúde de Porto Alegre foi apresentado ao prefeito de Florianópolis. Ao lado do médico responsável, Jorge Osório, e do secretário municipal Fernando Ritter (Saúde), Topázio Neto conferiu o funcionamento tecnológico da regulação de consultas, exames e leitos hospitalares, que desde 2016 pode ser controlada pelo gestor, conforme a complexidade de cada caso.

Topázio Neto elogiou e disse que pretende adotar em sua cidade o processo de agendamento de consultas, ocupação de leitos e distribuição de medicamentos: “Essa é uma possibilidade de aplicação para alguns obstáculos que enfrentamos. O que encontramos aqui é muito positivo e voltaremos com diversas informações”.

Também esteve em pauta o sistema de monitoramento inteligente que mostra, em tempo real, a situação das armadilhas contra infestação do mosquito transmissor da dengue. Outro ponto conversado foi a busca de soluções para implantação e operacionalização da telemedicina na área de urgência e emergência.

Proteção social

O prefeito de Florianópolis também se encontrou com o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Léo Voigt. Eles aproveitaram para trocar experiências sobre a rede de proteção social, com ênfase na população em situação de rua.

“Mesmo com as diferenças urbanísticas e de população entre as capitais, as medidas adotadas pelos governos municipais são similares”, acrescentou.

Atrações turísticas

Ainda deu tempo de conhecer algumas das atrações turísticas locais. Topázio Neto foi levado a um passeio pelo Largo Glênio Peres, Mercado Público e orla do Guaíba. Do colega gaúcho Sebastião Melo e equipe, ele ouviu: “Temos muito a aprender com nossos vizinhos florianopolitanos, especialmente sobre investir em inovação e empreendedorismo para melhorar a vida na cidade”.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Brigada Militar prende em flagrante agressor monitorado com tornozeleira
Líder do Grupo Wagner diz controlar instalações militares em cidade ao sul da Rússia
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play