Terça-feira, 11 de novembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 11 de novembro de 2025
A realização de uma série de serviços pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) pode 13 diversos bairros da Zona Norte de Porto Alegre com torneiras secas ou fracas a partir das 8h desta quarta-feira (12). O mesmo deve ocorrer em relação a Zona Central e parte da Leste, das 21h em diante. Caso se confirme o desabastecimento, a normalização está prevista entre o fim da noite e a madrugada, conforme o local.
No primeiro caso, o moivo é a interligação de uma nova adutora, de 800 milímetros, na avenida Sertório. Trata-se de uma tubulação destinada a reforçar as operações da Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Sarandi, como parte das obras de ampliação do Sistema São João. São quatro bairros potencialmente afetados:
– Costa e Silva.
– Jardim Itú-Sabará.
– Parque Santa Fé.
– Passo das Pedras.
Já na região central e parte da área Leste da capital gaúcha, a previsão de déficit temporário se deve à instalação de um novo disjuntor na Ebat 24 de Outubro, localizada junto à Estação de Tratamento de Água (ETA) Moinhos de Vento. O mapa do desabastecimento inclui os seguintes bairros:
– Auxiliadora.
– Bela Vista.
– Bom Fim.
– Independência.
– Moinhos de Vento.
– Montserrat.
– Rio Branco.
– Jardim Botânico.
– Petrópolis.
Qualidade da água
Após paradas prolongadas, a água pode apresentar alteração temporária de cor ou gosto devido ao arraste de micropartículas das tubulações. O fenômeno não oferece risco à saúde. Caso a situação persista, o cliente pode solicitar a lavagem da rede e do ramal domiciliar pelo 156.
A programação pode ser alterada por motivos técnicos ou climáticos. O Departamento atualiza informações por meio de seus perfis nas redes sociais X, Instagram e Facebook, bem como do site prefeitura.poa.br/dmae.
Atendimentos
Dúvidas, reclamações e pedidos de atendimento ao Dmae nos setores de água, esgotamento sanitário e drenagem urbana podem ser solicitados por meio do Sistema 156 (telefone 156, whatsapp (51) 3433-0156, site e aplicativo “156+POA”).
Já para questões da área comercial, incluindo renegociação de dívidas, consultas e emissão de segunda via é possível contatar entrar em contato com o órgão por nmeio do whatsapp (51) 3289-9156, bem como dos endereços eletrônicos mencionados.
(Marcello Campos)