Domingo, 22 de fevereiro de 2026

Porto Alegre tem mais seis praças contempladas por melhorias

A prefeitura de Porto Alegre concluiu a revitalização de mais seis espaços públicos de lazer e convivência localizados em diferentes regiões. Na lista constam melhorias nas praças União Hideraldo Luiz Marcondes (bairro Aberta dos Morros), Itú (Jardim Itú), Campo Jornal do Comércio (Santa Rosa de Lima), Ervory Rodrigues Tavares (Mário Quintana), Hamilton Chaves (Nonoai) e Donírio Juvenal Pereira (Restinga).

Com isso, a capital gaúcha chegou a 36 locais da modalidade contemplados por melhorias desde o início do ano. Os serviços executados incluem manutenção geral das áreas, pintura e recuperação de brinquedos dos playgrounds, além da revitalização de bancos e lixeiras, garantindo melhores condições de uso para a população.

As intervenções integram o cronograma de revitalização conduzido pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb). De acordo com a pasta, o cronograma de serviços pode sofrer alterações em função das condições climáticas ou de demandas emergenciais.

Solicitações de manutenção e melhorias em espaços públicos podem ser registradas pela plataforma 156+POA ou pelo telefone 156. Outras informações são divulgadas no portal prefeitura.poa.br.

Corredor-verde

Estão abertas as inscrições para a audiência pública de apresentação e discussão das propostas para o corredor-verde que conectará a Praça dos Açorianos à Praça Júlio Mesquita, por meio das ruas Washington Luiz e General Salustiano, no Centro Histórico da cidade. O edital foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) de 11 de fevereiro.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) promoverá o encontro às 14h de 5 de março (quinta-feira), de forma online pela plataforma Zoom. Interessados em participar devem preencher o formulário eletrônico de inscrição até o meio-dia de quarta (4) – o documento é veiculado na página prefeitura.poa.br/smamus.

Efetivada a inscrição, será encaminhado o link para participação, via e-mail cadastrado no ato da inscrição. Está assegurado o direito de manifestação aos interessados, conforme regras de participação especificadas no edital.

O conjunto de diretrizes abrange aspectos ambientais, urbanísticos e sociais para a transformação do eixo viário de 1,4 quilômetro foi aprovado em outubro. As orientações incluem a priorização de pedestres e mobilidade ativa, com alargamento de passeios, integração de ciclovias, moderação do tráfego, e inclusão de espaços de permanência e mobiliário urbano qualificado, além da integração com o patrimônio histórico, como a Usina do Gasômetro. O projeto busca criar um espaço público inclusivo, com ativação cultural em pontos estratégicos.

Na questão ambiental, as diretrizes priorizam o conceito de boulevard, com vias arborizadas e a criação de corredores de vegetação, promovendo conectividade ecológica e melhoria do microclima. O projeto deve considerar o inventário arbóreo da região e priorizar espécies nativas. Também há orientações para as dimensões dos canteiros, garantindo áreas permeáveis adequadas para o crescimento dos vegetais.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Porto-alegrenses em dívida com o Dmae têm uma semana para aderir a programa de regularização
Sine Municipal de Porto Alegre tem mais de 1,1 mil vagas de trabalho abertas
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play