Segunda-feira, 20 de outubro de 2025

Porto Alegre terá centro de referência em futebol feminino para crianças e adolescentes

A Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) firmou convênio com o Ministério da Cidadania para criar o Centro de Desenvolvimento do Futebol Feminino, com foco em crianças e adolescentes sob vulnerabilidade social. Uma licitação deve ser aberta em dezembro para compra de materiais esportivos e contratação de recursos humanos está prevista para dezembro.

Dentre os objetivos está o de democratizar o acesso à formação esportiva para garotas com esse perfil. Também está na mira da iniciativa a descoberta de novos talentos e a ampliação do aumento de mulheres praticantes do futebol.

Trata-se do primeiro projeto deste modelo na Região Sul do País. O funcionamento começará pela implementação de núcleos de futebol de base para 120 menores de idade prioritariamente matriculados em escolas públicas beneficiadas em atividades desenvolvidas no contraturno.

As participantes realizarão atividades duas vezes na semana, com duração mínima de 90 minutos, totalizando assim três horas semanais). Os locais escolhidos são a Quadra 20 da orla do Guaíba (bairro Praia de Belas) e o campo de futebol do Parque Marinha do Brasil, contando com estruturas de apoio e acompanhamento pela prefeitura.

Com a palavra…

“O Centro de Desenvolvimento do Futebol Feminino é uma poderosa ferramenta de inclusão social para reduzir os índices de desigualdade de gênero no esporte”, ressalta a titular da SMELJ, Débora Garcia.

Ela acrescenta que são esperados outros resultados indiretos, tais como a melhoria da infraestrutura esportiva em geral, geração de novas oportunidades aos profissionais de Educação Física e redução da evasão escolar e da exposição de adolescentes à vulnerabilidade social.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de boas noticias

Tokens emitidos pela Visa superam seus cartões físicos em circulação
Desembargador Voltaire é homenageado pelo Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play