Domingo, 07 de dezembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 6 de dezembro de 2025
Das 17h às 22h do próximo sábado (13), em Porto Alegre, o estacionamento do Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Sul será palco do primeiro “Bailinho da UFRGS”. O evento – com entrada franca e aberto à população – é organizado pela Pró-Reitoria de Extensão (Prorext) e tem por objetivo celebrar o final de ano de forma descontraída, com música e outros atrativos.
O repertório abrangerá estilos sonoros de diferentes épocas, sob o comando de cinco DJs da cena cultural da capital gaúcha. De acordo com a Universidade, a inspiração são os antológicos “Bailes da Reitoria”, que embalaram a juventude entre o final da década de 1950 e o início dos anos 1970.
– 17h-18h: DJ Marigdas. House Music, hip hop, Funky, Soul, Groove, brasilidades.
– 18h -19h: DJ Kafu. Baile charm, black music, brasilidades.
– 19h-20h: DJ Lorena e DJ Cris (B2B). Festa com ritmos latinos.
– 20h-21h: DJ Sumaia. Pop, funk, brasilidades, trap e rap.
– 21h-22h: DJ Nanni Rios. Brasilidades.
O Campus Central está localizado na divisa dos bairros Centro Histórico e Farroupilha, em área delimitada pelo Parque da Redenção, rua Sarmento Leite e avenida Osvaldo Aranha. Na internet, o endereço é ufrgs.br.
Música erudita
Em paralelo aos preparativos para o “Bailinho”, prosseguem na UFRGS os atrativos culturais em outras unidades da instituição. É o caso do Auditório Tasso Corrêa do Instituto de Artes, que receberá às 19h desta terça-feira (9) a pianista Paloma Monteiro. A entrada é franca. Localização: rua Senhor dos Passos nº 248, próximo à esquina com o trecho final da Rua da Praia, no Centro Histórico)
Trata-se do último recital do curso de doutorado em Música (Práticas Interpretativas) realizado pela instrumentista na própria Universidade. Com orientação do professor Ney Fialkow e participação do também pianista Eduardo Knob, o repertório contempla obras de artistas como Chopin, Vianna, Prokofiev e Grieg.
Paloma realizou estágio na McGill University (Canadá), onde desenvolveu pesquisa sobre sincronização de movimentos em pianistas. Os resultados foram apresentados em eventos internacionais como o Congresso Ibero-Americano de Psicologia da Música e Cognição Musical.
“Com atuação em recitais, festivais e masterclasses, Paloma constrói uma trajetória que transita entre performance, pesquisa e ensino, unindo expressividade artística, rigor acadêmico e interesse por investigação interdisciplinar na performance pianística”, ressalta o texto de divulgação no site da UFRGS.
(Marcello Campos)