Sexta-feira, 10 de outubro de 2025

Porto Alegre teve mês de setembro sem registros de assalto nos ônibus do transporte coletivo

Informação oficial divulgada nessa quinta-feira (9) destacou um fato relevante na segurança pública em Porto Alegre: a ausência de registros de assalto nos ônibus do transporte coletivo durante o mês de setembro – se ocorreu algum incidente, não foi providenciada a ocorrência policial. A estatística é do fórum integrado por consórcios do segmento, forças policiais e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

Os integrantesdo colegiado realizaram mais um encontro mensal, no auditório da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP). Na pauta, o debate de soluções e o alinhamento de ações com foco nessa modalidade de deslocamento de passageiros dentro da capital gaúcha.

Outro aspecto ressaltado durante a reunião foi a queda superior a 90% nos casos conhecidos de roubo em ônibus desde 2016, quando o intercâmbio regular de informações e sugestões passou a ser discutido pelo fórum. Naquele ano foram registrados 915 assaltos no transporte coletivo, número que baixou progressivamente.

“Os resultados expressivos evidenciam a eficácia da cooperação entre instituições e reforçam a importância de manter a segurança como prioridade no transporte público de Porto Alegre”, avalia a administração municipal em texto publicado no site prefeitura.poa.br após o encontro dessa quinta-feira.

Gerente de fiscalização da EPTC, Adailton Maia contribui: “Nosso objetivo é manter a redução dos índices, alcançando resultados tão positivos quanto os registrados em setembro. Esses encontros periódicos são fundamentais para seguirmos definindo estratégias que ampliem a segurança e a tranquilidade dos usuários durante as viagens no transporte coletivo”.

No transporte coletivo, os ônibus contam com câmeras, GPS e recursos de acessibilidade, aliados à fiscalização de veículos e motoristas. A infraestrutura da cidade também recebe investimentos em faixas de pedestres, ciclovias, pontos de parada sinalizados e iluminação adequada. Esse conjunto de ações contribui para a redução dos índices de criminalidade no transporte público.

O “Fórum Transporte Seguro” conta com representantes da EPTC, Brigada Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, empresas de ônibus e entidades ligadas ao transporte coletivo. Ainda de acordo com a prefeitura, os resultados obtidos em Porto Alegre têm servido de referência para outras capitais, como Rio de Janeiro e São Paulo, onde os índices de assaltos permanecem elevados.

O que fazer

Conforme as autoridades, o sucesso das ações de segurança depende do registro de atitudes suspeitas e ocorrências, utilizando-se para isso o tradicional telefone 190 da Brigada Militar. Deve ser informado o número/nome da linha, prefixo do ônibus, data e horário.

O boletim de ocorrência pode ser feito na Delegacia de Polícia On-line (delegaciaonline.rs.gov.br) ou diretamente na Delegacia de Polícia Especializada de Repressão a Roubos em Transporte Coletivo (DRTC) – a primeira do Brasil a atuar nessa especialidade. O telefone (51) 3288-8528.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Inacabado desde 1959, Esqueletão enfim é demolido no Centro de Porto Alegre
Inflação para o consumidor desacelera em Porto Alegre no início deste mês
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play