Domingo, 07 de dezembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 7 de dezembro de 2025
Porto Alegre alcançou um novo patamar na modernização da infraestrutura do transporte coletivo. A Capital já instalou 1.017 novos abrigos de ônibus em diferentes regiões da cidade, superando a marca de mil estruturas implementadas no contrato da concessão da uma PPP (Parceria Público-Privada) entre o município e a concessionária Eletromidia.
“A qualificação dos abrigos é uma das frentes mais visíveis do Programa Mais Transporte, com estruturas equipadas com tecnologia de informação e soluções que tornam a espera pelo ônibus mais confortável e segura. Essa é uma parceria que aprimora o serviço, sem gerar custos diretos ao município”, destaca o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Junior.
Em troca da implantação e manutenção dos equipamentos, a empresa tem o direito de explorar espaços publicitários em painéis regulamentados, conhecidos como MUPIs (Mobiliário Urbano para Informação). Atualmente, a cidade conta com 160 painéis digitais e 154 estáticos, o que resulta em 314 instalações em pontos estratégicos da cidade para comunicação e prestação de serviços.
A entrega representa 67,5% do total previsto no contrato, aproximando Porto Alegre de padrões internacionais de mobilidade urbana. Desse total, 932 abrigos já possuem energia e iluminação própria, e 990 contam com adesivos de QR Code, o que permite que os passageiros acessem, pelo celular, informações em tempo real sobre a localização dos ônibus, por meio de GPS.
A cidade também avança na implantação dos PMVs (Painéis de Mensagem Variável), que informam o horário estimado de chegada das linhas. Já são 41 equipamentos instalados, o que corresponde a 21,6% das 189 unidades previstas na concessão.
Outra novidade é a adoção de 75 abrigos sustentáveis, que utilizam painéis fotovoltaicos para a geração de energia com menor impacto ambiental e promovem mais eficiência na operação.
A concessionária também mantém equipes dedicadas à conservação dos equipamentos: somente em 2025, foram realizadas 17.363 ações de manutenção, entre serviços preventivos e corretivos, garantindo a qualidade e o funcionamento adequado das estruturas.
Programa Mais Transporte
A implantação faz parte das ações do Programa Mais Transporte. Criado em 2022, tem como objetivo qualificar o serviço aos usuários, garantir sustentabilidade financeira, eficiência operacional e transparência nas informações do Sistema Municipal de Transporte Público e de Circulação.
“Nossa parceria concretiza o compromisso de transformar os trajetos diários em experiências mais agradáveis, seguras e conectadas. Ao implementar mais de mil novos abrigos com tecnologia e acessibilidade, estamos ativamente gerando impacto positivo real na vida dos cidadãos,” completa José Carlos Angelucci, CRO da Eletromidia.