Quarta-feira, 14 de janeiro de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 13 de janeiro de 2026
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) de Porto Alegre passou a oferecer nesta semana a possibilidade de parcelamento de dívidas acumuladas por meio de cartão de crédito. A iniciativa integra um programa que garante condições facilitadas de regularização, com descontos de até 90% nos juros e multas.
Para negociar sem sair de casa, há a opção do whatsapp disponível 24 horas por dia: basta enviar uma mensagem ao número (51) 3289-9156. Já quem prefere o atendimento presencial deve procurar o posto de atendimento no Centro Histórico (rua José Montaury nº 159), abero de segunda a sexta-feira, entre 8h30min e 16h30min.
Beneficiários da Tarifa Social têm 100% de isenção de multas, juros e atualização monetária, desde que estejam com as três últimas faturas em dia. Caso contrário, é necessário o pagamento de uma entrada equivalente ao valor das cinco faturas mais recentes. Os demais consumidores contam com descontos progressivos:
– 90% para pagamento à vista.
– 85% para parcelamento em até 6 vezes.
– 80% para parcelamento em até 12 vezes.
– 40% para parcelamento em até 60 vezes.
“A novidade amplia as alternativas para quem quer colocar a conta em dia, especialmente para consumidores que precisam de mais flexibilidade no pagamento”, reforça o diretor Financeiro e de Atendimento do Dmae, Wilibaldo Scherer. “Trata-se de uma forma prática de evitar a negativação do nome e manter o acesso regular aos serviços.”
IPTU
Também na capital gaúcha, quem providenciar a quitação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2026 em cota única até o dia 9 de fevereiro pode obter um desconto total de até 11%. O abatimento máximo é proporcionado pela soma de 5% no pagamento antecipado, 3% a quem mantém seus tributos em dia e 3% a pessoas físicas que pedem a inclusão do CPF nas notas fiscais de serviço, conforme o número de comprovantes emitidos ao longo do ano.
São consideradas para o benefício as notas emitidas de 1º de dezembro ao último dia útil (28) de novembro, assegurando o desconto no exercício seguinte. A pessoa jurídica, por sua vez, tem 5% de redução no valor pela antecipação e mais 4% como “boa pagadora”.
Já as guias de parcelamento serão disponibilizadas somente após o fim do período de antecipação. O vencimento da primeira parcela será em 9 de março.
De acordo com a Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), os valores do metro-quadrado utilizados para o cálculo do tributo de terrenos e construções permanecem os mesmos do ano passado, sendo apenas atualizados pela inflação oficial do País. A correção aplicada é de 4,68%, correspondente à variação acumulada do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no período.
Os pagamentos do tributo começaram no dia 5 de janeiro, com a disponibilização das guias digitais no site do tributo ou por e-mail, whatsapp, de forma simples e segura, além da alternativa de obtenção presencial.
Para obtenção do boleto à distância, uma das principais opções é o whatsapp do sistema “156+POA”. Basta cadastrar o número (51) 3433-0156 e enviar um “oi”. De forma automática, o contribuinte recebe um menu de opções e deve selecionar “Impostos e Tributos”.
Em seguida, é preciso clicar em IPTU 2026, informar dados como a inscrição do imóvel e o CPF do proprietário, e a guia será disponibilizada em formato “pdf” no próprio whatsapp. Quem não souber o número da inscrição do imóvel poderá consultá-lo no mesmo canal, seguindo as orientações exibidas na tela.
Já no site do programa (prefeitura.poa.br/smf/iptu), basta clicar no botão “emitir guia”, preencher os dados de inscrição do imóvel e CPF e baixar o documento para pagamento.
Os contribuintes que cadastraram o endereço de e-mail no sistema também receberão automaticamente a guia em sua caixa de entrada. Quem cadastrou o endereço em anos anteriores não precisa refazer a inscrição. Para informar o endereço, basta preencher os dados por meio de link disponível na página prefeitura.poa.br/smf.
Para quem não utiliza meios digitais, o atendimento presencial está disponível nas 17 subprefeituras, nas agências Tudo Fácil, no Centro de Referência do Idoso e na loja de Atendimento da SMF. Esta última está localizada na Travessa Mário Cinco Paus nº 856, próximo ao Mercado Público (Centro Histórico).
(Marcello Campos)