Segunda-feira, 27 de outubro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 26 de outubro de 2025
“Hoje, segurança pública não é um tema partidário, é uma missão de estado de nós precisamos cada vez mais ressaltar isso”, afirmou o deputado federal Covatti filho, na sua participação na 5ª edição do Congresso de Operações Policiais – COP Internacional 2025, no São Paulo Expo, em São Paulo.
O evento, que terminou sábado (25) sediou também o Fórum de Segurança Pública Pelo Brasil, encontro realizado pelo Partido Progressistas e a Fundação Francisco Dornelles (FFD). Covatti Filho, que é pré-candidato ao governo gaúcho, preside a FFD, e reforçou que o debate sobre segurança “deve estar acima de qualquer interesse político. Precisa ser um compromisso de Estado, voltado ao bem comum”. No evento, o presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira anunciou a novo slogan do partido, “Brasil do futuro é Brasil mais seguro”.
COP Internacional 2025 ouviu profissionais de polícia
O COP Internacional 2025 promovido pelo Progressistas em São Paulo, teve uma caracteriza importante em um debate sobre segurança pública: além de governadores, secretários, e parlamentares, grande parte dos palestrantes que tiveram voz, atua na linha de frente, e nas áreas de inteligência do combate à criminalidade, fora dos gabinetes refrigerados..
Derrite, sobre declaração de Lula: “vítimas sãos os cidadãos comuns”.
Secretário da Segurança Publica de São Paulo, o deputado federal Guilherme Derrite (PP-SP), um dos participantes do COP Internacional 2025 encerrado sábado (25), comentou a declaração do presidente Lula – depois justificada como uma frase “mal colocada – afirmando que “traficante é vítima dos usuários de drogas”. Segundo o secretário Derrite, “achei que era produzido por inteligência artificial. Mas, infelizmente, estamos em 2025, e isso é uma realidade no nosso país”, afirmou o secretário. Essa pauta é a principal preocupação do cidadão brasileiro
Derrite lembrou que “o mesmo presidente da República que há pouco tempo atrás dizia defender os coitadinhos que colocavam revólver na cabeça das verdadeiras vítimas, só para roubar o celular e tomar uma cervejinha. Esse pensamento que é o pensamento da esquerda e do PT, é o reflexo do que nós estamos vivendo na segurança pública nos dias de hoje. É esse mesmo governo que encaminhou ao Congresso uma PEC da Segurança Pública que quer dizer aos governadores o que deve ser feito na segurança”, afirmou o secretário.
Ciro Nogueira:” Quando o nosso centro decolar, vai voar muito mais alto”
Após o evento do Progressistas em São Paulo, o seu presidente nacional, senador Ciro Nogueira, respondendo a pergunta dos jornalistas sobre o cenário político nacional, voltou a criticar a atual fragmentação do centro-direita. Ciro comparou o atual cenário a um jogo de futebol:
– Se só um time está em campo, ele é o favorito — disse Nogueira. Hoje o Lula é um avião voando sozinho, mas é um avião que voa baixo, com teto baixo e pouca autonomia. Quando o nosso centro decolar, vai voar muito mais alto e será muito melhor para o país”, afirmou.
Identificação de andarilhos em Bento Gonçalves
Prefeito reeleito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira colocou em prática uma medida que começa a produzir resultados, na redução dos índices de violência: todo andarilho e mendigo que chega a cidade, está sendo identificado. Segundo o prefeito, “serão revistados e identificados. Precisamos saber quem eles são. Se portam drogas ou armas, e se são fugitivos da justiça”.
A medida já produziu resultados positivos nos últimos meses, revela o prefeito: “já identificamos 16 pessoas nesta situação, com mais de 500 passagens pela polícia. Fazendo esse trabalho sério, vamos conseguir prevenir muita criminalidade nesse município”.
O prefeito garante que esse trabalho integrado com as forças de segurança, vem sendo feito “com muita seriedade. Com oferta de emprego, e toda ajuda possível para as pessoas que quiserem trabalhar, e queiram, quando for o caso, submeter-se a um tratamento para álcool e drogas.”
Semana decisiva para os projetos de modernização do TJ
O pacote de projetos de lei do Poder Judiciário do Rio Grande do Sul – os PLs 325/2025, 326/2025 e 191/2025- com foco em modernizar e aumentar a produtividade do Judiciário gaúcho, está pronto para inclusão na ordem do dia da Assembleia Legislativa desta terça-feira, dia 28. Os projetos propõem a reforma das carreiras do Judiciário, a criação de mais de 800 cargos de assessor de juiz, 30 cargos de desembargador, 90 cargos de assessor de desembargador, entre outras mudanças.
Outro projeto do Judiciário, o nº 190/2025, que segue na CCJ da Assembleia Legislativa, cuja relatoria é do Deputado Carlos Búrigo, prevê a oferta do desligamento voluntário aos servidores celetistas do Tribunal, mediante concessão de indenização adicional ao saldo rescisório legal.
OAB deu apoio aos projetos TJRS
A diretoria da OAB do Rio Grande do Sul manifestou posição favorável aos projetos do Tribunal de Justiça, já aprovados pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, e que tiveram acordo de líderes das bancadas. A posição da OAB foi manifestada pelo seu presidente, Leonardo Lamachia, e integrantes da Ordem, durante encontro na última quarta-feira (22) com a Administração do Tribunal de Justiça, liderada pelo Presidente, Desembargador Alberto Delgado Neto, e membros da Comissão de Relações Institucionais.
Amcham Brasil pede acordo bilateral com agilidade
A Amcham Brasil (Câmara Americana de Comércio para o Brasil) encaminhou ao colunista Flavio Pereira, a seguinte nota, a propósito das tratativas entre os governos do Brasil e EUA:
“A Amcham Brasil recebe com otimismo os resultados do encontro realizado neste domingo (26/10), na Malásia, entre os presidentes do Brasil e dos Estados Unidos.
A reunião representa um avanço relevante no diálogo de alto nível entre os dois governos e fortalece as perspectivas de um acordo bilateral voltado à redução de tarifas sobre as exportações brasileiras e ao aprofundamento da cooperação econômica em áreas de interesse comum.
“Reforçamos a importância de que a intensificação das negociações, com novas rodadas previstas a partir de hoje, leve a um entendimento em curto prazo, com foco na ampliação de oportunidades de comércio e investimentos entre as duas maiores economias das Américas”, afirma Abrão Neto, presidente da Amcham Brasil.
A Amcham Brasil reitera seu compromisso de contribuir com os esforços dos dois governos e encoraja a continuidade do diálogo em nível presidencial, para que essa aproximação se traduza rapidamente em avanços concretos para empresas e trabalhadores dos dois países.”
Flávio Pereira (@flaviorrpereira)