Segunda-feira, 12 de maio de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 11 de maio de 2025
Por meio de ação conjunta entre a prefeitura de Porto Alegre e empresas parceiras, a Praça Júlio Mesquita – um dos mais concorridos espaços públicos de lazer do Centro Histórico – recebeu uma série de melhorias na pavimentação e paisagismo, bem como novas instalações para cães de estimação e seus tutores. A revitalização foi inaugurada nesse fim de semana.
A praça localizada nas imediações da Usina do Gasômetro conta agora com um trecho de piso em concreto para qualificar a circulação de pedestres e garantir a acessibilidade ao espaço “pet”, que funciona todos os dias das 7h às 22h. Já o interior do “cachorródromo” foi revestido com grama, preservando assim uma característica original do local.
Também foram instalados brinquedos de recreação para os animais, bancos de descanso para a comunidade e lixeiras para o correto descarte de resíduos. A restauração do paisagismo, por sua vez, abrange o plantio de árvores e arbustos.
“Através dessa iniciativa, a população pode usufruir de uma opção de lazer em um lugar agradável, com estrutura adequada e que valoriza o bem-estar animal”, ressalta o titular da Secretaria Municipal de Parcerias (SMP), Giuseppe Riesgo.
As melhorias foram executadas pela construtora ABF Developments, por meio de doação, sem transação financeira. É o que consta em termo publicado na edição do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) de 8 de novembro do ano passado. Empresas, instituições e pessoas físicas interessadas em doar equipamentos ou serviços, bem como adotar praças ou demais áreas públicas, devem entrar em contato pelo e-mail para apoiepoa@portoalegre.rs.gov.br.
Expansão de parcerias
No final de abril, a prefeitura da capital gaúcha firmou acordo de cooperação com a de Novo Hamburgo, por ao menos dois anos. O objetivo é estabelecer troca de experiências e busca de soluções conjuntas para projetos de infraestrutura, desenvolvimento urbano, mobilidade e serviços públicos.
Ambas se comprometem a compartilhar estudos e conhecimentos técnicos sobre planejamento urbano e avaliar oportunidades de concessões e parcerias público-privadas (PPPs). O protocolo de intenções recebeu as rubricas do secretário Giuseppe Riesgo e da titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo de Novo Hamburgo, Daiana Monzon.
“A troca de ideias sobre PPPs e concessões faz parte de um esforço para que outros municípios gaúchos busquem maneiras de aliar o melhor dos setores público e privado”, destacou Riesgo na ocasião.
Em março, a Secretaria Municipal de Parcerias de Porto Alegre realizou procedimentos similares com Alvorada (Região Metropolitana da Capital) e Lajeado (Vale do Taquari). Dentre os principais pontos estão o intercâmbio de informações sobre projetos de urbanização e mobilidade, realização de reuniões de trabalho para debate de soluções na gestão de projetos, capacitação técnica de equipes municipais e avaliação de novas formas de gestão de espaços urbanos.
(Marcello Campos)