Quarta-feira, 15 de outubro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 15 de outubro de 2025
A Praça Carlos Santa Helena, no bairro Belém Novo, em Porto Alegre, recebeu na manhã desta quarta-feira (15), a entrega da primeira biblioteca comunitária da região Extremo-Sul da Capital. Localizado na avenida Heitor Vieira, o espaço foi idealizado pela organização da sociedade civil WimBelemDon, com o apoio do Instituto Jama, por meio de adoção da praça firmada com a Prefeitura de Porto Alegre.
“A sede do WimBelemDon em frente à praça oferece há 25 anos esporte e lazer, especialmente o tênis, a moradores da região. Trata-se de um projeto social amplamente reconhecido pela sociedade. A inauguração da biblioteca marca uma nova etapa dessa trajetória de sucesso”, destacou o secretário adjunto de Parcerias, Fabiano Rheinheimer, durante a cerimônia que registrou as presenças de autoridades, representantes de entidades e comunidade local.
Construída a partir de cinco contêineres navais adaptados, a estrutura de 110 m² tem capacidade para armazenar 6,5 mil livros e inclui banheiros e área de apoio para prática de esportes. Antes da inauguração, o acervo já havia recebido mais de 2 mil livros doados por editoras e escritores. Atento à sustentabilidade, o espaço conta com energia gerada através de paineis solares instalados na sede da organização.
Segundo o fundador do WimBelemDon, Marcelo Ruschel, a ideia é que a Biblioteca Comunitária Sabiá do Saibro Sábio seja um centro de convivência e aprendizado, oferecendo atividades gratuitas para crianças e adolescentes. Atualmente, a entidade atende cerca de 100 jovens.
“O desenvolvimento territorial é uma tendência mundial do terceiro setor. Cada vez mais os projetos sociais deixam de ser realizados somente dentro das sedes, devemos estender essas ações para as comunidades. Essa é a nossa missão a partir de hoje”.
Na próxima etapa do projeto, há a previsão de ampliar o complexo através da criação de um auditório multiuso com capacidade para 60 pessoas. Além do empréstimo de livros e visitação de estudantes das redes municipal e estadual, o lugar também será palco de saraus, oficinas, palestras, jogos, sessões de filmes e shows musicais.