Sábado, 08 de novembro de 2025

Prefeitura de Campo Bom substitui a empresa gestora de hospital onde seis pessoas morreram por falta de oxigênio

A prefeitura de Campo Bom (Serra Gaúcha) rescindiu o contrato de gestão do Hospital Lauro Reus (HLR) com a Associação Beneficente São Miguel. Quem assume a administração da casa de saúde agora é a Associação Hospitalar Vila Nova. Conforme o prefeito Luciano Orsi, o motivo foram os reiterados descumprimentos de cláusulas contratuais por parte da antiga gestora.

Ele anunciou a medida no fim da tarde desta segunda-feira (8), em transmissão pela página da administração municipal no Facebook, acompanhado da titular da Secretaria Municipal da Saúde, Suzana Ambros Pereira. A substituição será efetivada na próxima quarta-feira (17), quando termina o contrato com a atual gestora.

O chefe do Executivo acrescentou que havia insatisfação tanto por parte do Poder Público quanto da população no que se refere ao atendimento, fato que teria tornado a situação insustentável: “Dentre os fatores estão a ausência de profissionais previstos em contrato, descontinuidade do plantão de pediatria e falta de pagamento de tributos”.

Outros detalhes

Os termos preveem, ainda, maior integração do Hospital Lauro Reus com o Pronto Atendimento (PA). “A Associação Hospitalar Vila Nova vai administrar também a unidade, que servirá como posto avançado de atendimento do hospital”, explica a secretária Suzana Ambros Pereira.

Firmado após processo licitatório emergencial, o contrato tem duração inicial de 90 dias. Após esse prazo será aberta uma nova licitação para definir a instituição que assumirá o HLR de forma permanente.

A prefeitura ressalta que a rescisão não implicou valores a serem pagos pelo Município. O processo administrativo de rescisão é público e pode ser consultado junto ao Departamento Jurídico da prefeitura. Mais informações em campobom.rs.gov.br.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Mais de um terço das crianças gaúchas de 5 a 11 anos ainda não receberam a primeira dose contra covid
Dez toneladas de alimentos impróprios para o consumo são apreendidas na Região das Missões
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play