Terça-feira, 16 de dezembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 15 de dezembro de 2025
Infraestrutura, zeladoria, segurança, mobilidade, proteção contra enchentes e outros tópicos relacionados ao 4º Distrito, na Zona Norte, foram tema de um seminário realizado nessa segunda-feira (15) pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos (SMDete) de Porto Alegre. O evento foi o último sob a gestão da pasta por Fernanda Barth, que deixou o cargo para retomar seu mandato de vereadora pelo PL.
Intitulado “+4D – Consolidando estratégias para a renovação urbana do Quarto Distrito”, o encontro reuniu no Instituto Caldeira diversos empreendedores, moradores da região e representantes de entidades para discutir nove pautas consideradas prioritárias. Em sua derradeira participação à frente do órgão, Fernanda sublinhou:
“O 4º Distrito é uma das regiões com maior potencial econômico e turístico da cidade. Estamos trabalhando para ampliar e consolidar esse desenvolvimento”.
Seu colega da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (SMPG), Cezar Schirmer, acrescentou que o Quarto Distrito é uma das áreas prioritárias do programa “POA Futura”:
“Serão investidos recursos em reforço do sistema de proteção, macrodrenagem, diques e casas de bomba. Não tenho dúvida de que o Quarto Distrito será outro, do ponto de vista da proteção contra cheias, quando as obras estiverem concluídas”.
“POA Futura”
Anunciado neste mês, o programa “POA Futura” é uma ação estratégica da prefeitura prevendo mais de R$ 7 bilhões em investimentos nos mais diversos setores da capital gaúcha. Para isso, a administração municipal promete combinar recursos próprios e financiamentos, tanto nacionais (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, BNDES e BRDE) quanto internacionais (Banco Mundial, AFD, KfW, BID e CAF).
“A iniciativa promove inclusão, sustentabilidade e inovação, com foco na transformação urbana e social e no fortalecimento da resiliência da cidade diante da maior tragédia climática já registrada em Porto Alegre”, ressalta o prefeito Sebastião Melo. “Trata-se de um dos maiores esforços de captação de recursos da história da Capital, consolidando uma agenda estratégica para uma cidade mais justa, resiliente e conectada.”
Mudança de comando
O adjunto da SMDete, Filipe Tisbierek, assumiu interinamente o comando da pasta em substituição a Fernanda Barth, conforme anunciado pela prefeitura em 24 de novembro. Na prefeitura desde 2013, ele já desempenhou diferentes funções.
Foi diretor das Políticas Públicas para Juventude, secretário adjunto de Relações Institucionais e também do Esporte, Lazer e Juventudea, além de coordenador de Empreendedorismo e Microcrédito. Possui formação superior em Comunicação Social, com Habilitação em Relações Públicas, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
(Marcello Campos)