Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 10 de dezembro de 2025
Das 10h às 16h desta quinta-feira (11), a Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) de Porto Alegre realiza um mutirão de serviços, com foco no atendimento direto à população. As atividades têm como local o edifício da administração municipal na rua Siqueira Campos nº 1.300 (Centro Histórico), próximo ao Mercado Público.
A iniciativa conta com uma unidade móvel do Procon para atendimentos relacionados a direitos do consumidor, orientações e registro de reclamações, especialmente durante o período de compras de Natal. O evento conta, ainda, com o suporte da central 156, auxiliando moradores na abertura de protocolos, acompanhamento de pedidos e acesso a informações e procedimentos como a obtenção da guia de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
Também está confirmado o atendimento relativo a Cadastro Único (CadÚnico), necessário à inscrição e atualização cadastral de famílias para acesso a benefícios sociais. A Empresa Pública de Transporte e Circulação, por sua vez, participa com ações educativas de trânsito.
Já o Instituto Moinhos Social contribuiu com ações de saúde que incluem aferição de pressão, testes de glicemia capilar e distribuição de preservativos. Em paralelo, o Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama) distribui materiais informativos sobre autocuidado e faz demonstrações.
A titular da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria, Mônica Leal, destaca que o mutirão reforça o compromisso da SMTC em aproximar o poder público dos cidadãos:
“Reunimos, em um só espaço, serviços muito procurados e que fazem diferença no dia a dia das pessoas. É uma forma de garantir acesso facilitado e orientar quem precisa resolver pendências ou buscar encaminhamentos”.
Serviços oferecidos
– 156 – Central do Cidadão: atendimento e auxílio na abertura de pedidos de informação, protocolos e serviços oferecidos pelos canais do 156.
– Procon Porto Alegre: unidade móvel no local, realizando atendimento relativo à legislação consumerista: reclamações e denúncias, orientações, encaminhamentos e consulta a protocolos já registrados.
– Ouvidoria-Geral do Município: recebimento de manifestações como sugestões, elogios, reclamações e denúncias, além de esclarecimentos sobre demandas já abertas pela população.
– Secretaria Municipal de Educação (Smed): orientações gerais e apoio nas inscrições da educação infantil.
– Sine Municipal: divulgação de vagas de emprego disponíveis na Capital.
– Instituto Moinhos Social (Hospital Moinhos de Vento): aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar e distribuição de preservativos.
– EPTC: ações educativas e de conscientização sobre segurança no trânsito.
– Equipe do Cadastro Único (CadÚnico): auxílio para inscrições e atualização cadastral de famílias.
– Gabinete da Primeira-Dama municipal: arrecadação de brinquedos para a campanha de Natal da Prefeitura (até 15 de dezembro), incentivando a solidariedade da comunidade.
– Imama: distribuição de materiais informativos sobre autocuidado, demonstrações com mamas amigas de silicone para palpação e venda de produtos da instituição.
(Marcello Campos)