Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

Prefeitura de Porto Alegre realiza nesta quinta-feira um mutirão de serviços ao cidadão

Das 10h às 16h desta quinta-feira (11), a Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) de Porto Alegre realiza um mutirão de serviços, com foco no atendimento direto à população. As atividades têm como local o edifício da administração municipal na rua Siqueira Campos nº 1.300 (Centro Histórico), próximo ao Mercado Público.

A iniciativa conta com uma unidade móvel do Procon para atendimentos relacionados a direitos do consumidor, orientações e registro de reclamações, especialmente durante o período de compras de Natal. O evento conta, ainda, com o suporte da central 156, auxiliando moradores na abertura de protocolos, acompanhamento de pedidos e acesso a informações e procedimentos como a obtenção da guia de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

Também está confirmado o atendimento relativo a Cadastro Único (CadÚnico), necessário à inscrição e atualização cadastral de famílias para acesso a benefícios sociais. A Empresa Pública de Transporte e Circulação, por sua vez, participa com ações educativas de trânsito.

Já o Instituto Moinhos Social contribuiu com ações de saúde que incluem aferição de pressão, testes de glicemia capilar e distribuição de preservativos. Em paralelo, o Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama) distribui materiais informativos sobre autocuidado e faz demonstrações.

A titular da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria, Mônica Leal, destaca que o mutirão reforça o compromisso da SMTC em aproximar o poder público dos cidadãos:

“Reunimos, em um só espaço, serviços muito procurados e que fazem diferença no dia a dia das pessoas. É uma forma de garantir acesso facilitado e orientar quem precisa resolver pendências ou buscar encaminhamentos”.

Serviços oferecidos

– 156 – Central do Cidadão: atendimento e auxílio na abertura de pedidos de informação, protocolos e serviços oferecidos pelos canais do 156.

– Procon Porto Alegre: unidade móvel no local, realizando atendimento relativo à legislação consumerista: reclamações e denúncias, orientações, encaminhamentos e consulta a protocolos já registrados.

– Ouvidoria-Geral do Município: recebimento de manifestações como sugestões, elogios, reclamações e denúncias, além de esclarecimentos sobre demandas já abertas pela população.

– Secretaria Municipal de Educação (Smed): orientações gerais e apoio nas inscrições da educação infantil.

– Sine Municipal: divulgação de vagas de emprego disponíveis na Capital.

– Instituto Moinhos Social (Hospital Moinhos de Vento): aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar e distribuição de preservativos.

– EPTC: ações educativas e de conscientização sobre segurança no trânsito.

– Equipe do Cadastro Único (CadÚnico): auxílio para inscrições e atualização cadastral de famílias.

– Gabinete da Primeira-Dama municipal: arrecadação de brinquedos para a campanha de Natal da Prefeitura (até 15 de dezembro), incentivando a solidariedade da comunidade.

– Imama: distribuição de materiais informativos sobre autocuidado, demonstrações com mamas amigas de silicone para palpação e venda de produtos da instituição.

(Marcello Campos)

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