Sábado, 12 de julho de 2025

Prefeitura de Porto Alegre sanciona lei elaborada por vereador com ajuda de programa de inteligência artificial

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, sancionou um projeto de lei complementar elaborado pelo vereador Ramiro Rosário (PSDB) com ajuda do ChatGPT, programa de inteligência artificial. Identificado pelo número 993/2023, o texto prevê gratuidade no fornecimento de novo hidrômetro do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) para quem teve o dispositivo furtado.

Além da justificativa e dos artigos solicitados, a ferramenta sugeriu melhorias como a fixação de prazo e 30 dias para troca do aparelho. A sugestão foi então incluída na versão final: “Passado esse período, o cidadão ficará isento do pagamento da conta de água do mês”.

O parlamentar relata que a única mudança em relação ao texto configurado pelo ChatGPT se deu na etapa de revisão legislativa, a fim de adequar o projeto às normas da Câmara Municipal da capital gaúcha. Ramiro acrescenta:

“A proposta foi especialmente escolhida para aplicar a inteligência artificial, por considerar uma ideia simples a isenção de cobrança pelo hidrômetro substituído em caso de subtração: “Eu simplesmente inseri um comando, instruindo a ferramenta a criar uma norma legislativa sobre o tema”.

Rosário comentou em sua conta no X (antigo Twitter): “É tecnologia auxiliando na solução de problemas cotidianos. O comando foi simples: ‘Faça um projeto de lei que impeça a cobrança’. Aí o ChatGPT criou todo o projeto em segundos, usando seus próprios parâmetros, e ainda sugeriu, por conta própria, melhorias na proposta original. O resultado ficou bom e então o protocolei”.

Ainda segundo ele: “A política não pode ficar de fora dessas mudanças. No âmbito do poder público, há um universo de possibilidades, como a efetiva diminuição da necessidade de recursos humanos, técnica legislativa apurada e melhor qualidade na produção de trabalho. Ninguém será substituído pela IA, mas por quem sabe usá-la”.

Entenda

Para quem ainda não está familiarizado ao assunto, aqui vai uma breve explicação para leigos. O ChatGPT é um chatbot (espécie de caixa de conversa por texto na qual o usuário interage com um sistema programado para simular um interlocutor humano) e tem acesso ao vasto banco de dados da internet.

A ferramenta foi desenvolvida pela empresa norte-americana OpenAI e lançado em novembro de 2022. Por “GPT” entende-se “transformador generativo pré-treinado”, na tradução em português. Para utilizar o mecanismo é necessário o acesso pelo site oficial chat.openai.com ou no aplicativo disponível nas principais plataformas.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Indicado para ministro do Supremo, Flávio Dino inicia visitas aos senadores e diz que não se licenciará do cargo de ministro da Justiça
Comitiva reforça pedido ao governo chinês para reconhecimento do status de zona livre de febre aftosa do Rio Grande do Sul
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play