Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 17 de dezembro de 2025
Em ofício enviado nessa quarta-feira (17) à Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a prefeitura de Porto Alegre e o governo do Estado formalizaram o interesse em ter a capital gaúcha como uma das sedes da próxima Copa América Feminina. A competição está programada para meados de 2026.
O evento deve servir como uma espécie de teste – inclusive de estádios – para a Copa do Mundo da modalidade, com realização no ano seguinte e que teve a capital gaúcha confirmada oficialmente (em maio passado) como uma das oito anfitriãs, utilizando para isso o Beira-Rio.
Na mesma proposta, a administração municipal garante que a cidade reúne as condições necessárias para acolher eventos desse porte, pois dispõe de infraestrutura esportiva e urbana, bem como histórico cosagrado na realização de grandes torneios. Cita, ainda, a disposição em receber partidas do torneio Fifa Series Feminina, em março e abril.
De acordo com a secretária extraordinária da Copa Feminina de 2027, Débora Rios Garcia, ambas as “pré-candidaturas” reafirmam o protagonismo da cidade no cenário esportivo internacional e seu alinhamento a políticas de valorização da mulher no futebol, bem como da igualdade de gênero e do desenvolvimento urbano sustentável por meio do esporte.
Porto Alegre já sediou duelos de Seleções masculinas durante a Copa do Mundo de 2014 e a Copa América de 2019. Isso, sem contar os confrontos do Mundial de Seleções de 1950 hospedados pelo hoje extinto Estádio dos Eucaliptos (última casa do Sport Club Internacional antes da inauguração do Beira-Rio).
(Marcello Campos)