Quarta-feira, 17 de setembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 16 de setembro de 2025
A história do futebol feminino no Rio Grande do Sul ganha um novo capítulo com a websérie “Elas Mudaram o Jogo: A História Não Contada do Futebol Feminino Gaúcho”, produzida pela Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo Feminina de Futebol 2027 e do Gabinete de Comunicação Social. O lançamento do seriado ocorreu nesta terça-feira (16), na Cinemateca Capitólio, onde a secretaria homenageou 36 ex-jogadoras da dupla Grenal, que receberam medalhas e certificados, como reconhecimento por sua contribuição para o futebol feminino. O evento também marcou o início das ações de divulgação da capital gaúcha como sede da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027.
“Essa websérie é um registro de resistência, coragem e inspiração. Ao contar a trajetória das pioneiras e projetar o futuro, celebramos a força das mulheres no esporte e reforçamos o legado que Porto Alegre está construindo para o futebol feminino”, afirma a secretária da Copa Feminina, Débora Garcia.
Ex-jogadora do Grêmio na década de 1980, atual diretora do departamento de futebol feminino do clube e uma das homenageadas do evento de lançamento, Marianita Nascimento ressaltou que a distinção é uma conquista conjunta. “Esse momento é um marco, pois até agora estávamos esquecidas. Conseguimos legalizar o futebol feminino no país graças a nossa união, e que essa homenagem sirva de inspiração para todas as atletas”, declarou.
Primeira capitã do time feminino do Internacional, que liderou de 1983 a 1987, Bette Amorim destacou o pioneirismo das colegas para a consolidação da trajetória do esporte, que começou nos campos de praças públicas até chegar aos estádios. “No início não tínhamos nenhum apoio, era muito difícil conseguir um patrocínio e precisávamos nos ajudar umas as outras. O cenário melhorou, pois jamais poderíamos imaginar que um Mundial Feminino ocorreria em Porto Alegre, mas é necessário evoluir mais”, afirmou.
O evento teve clima de festa, permitindo que amigos, familiares, torcedores, autoridades e dirigentes da Dupla Grenal participassem de uma confraternização.
Websérie
A produção inédita conta com três episódios, disponíveis nas redes sociais da Prefeitura em cortes, e na íntegra no YouTube e Facebook. O primeiro episódio, As Pioneiras, estreou na Cinemateca Capitólio durante a homenagem às 36 pioneiras do futebol feminino gaúcho e resgata os primeiros passos das mulheres no esporte, a luta contra o machismo e a persistência que mudou os rumos da modalidade no estado.
A segunda parte, A Proibição, com estreia prevista para outubro, mostra como o futebol feminino foi proibido no Rio Grande do Sul e no Brasil, revelando documentos históricos e a resistência das jogadoras que mantiveram a paixão pelo esporte viva, mesmo na clandestinidade.
Já o terceiro episódio, Construindo o Futuro, será lançado em novembro e traz depoimentos da nova geração, abordando os desafios e conquistas atuais do futebol feminino no estado, no caminho para a Copa do Mundo FIFA de Futebol Feminino de 2027, da qual Porto Alegre será cidade-sede.