Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

Prêmio Nobel de Economia é entregue a três norte-americanos

Os norte-americanos Ben S. Bernanke, Douglas W. Diamond e Philip H. Dybvig são os vencedores do Prêmio Nobel de Economia deste ano. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (10).

Os pesquisadores foram premiados pelos estudos sobre bancos e crises financeiras. Ben S. Bernanke trabalha na The Brookings Institution, em Washington, Douglas W. Diamond é da Universidade de Chicago, e Philip H. Dybvig é da Universidade de Washington.

Eles desenvolveram modelos teóricos que explicam por que os bancos existem e como o seu papel na sociedade os torna vulneráveis ​​a rumores sobre seu colapso iminente.

“O trabalho pelo qual Ben Bernanke, Douglas Diamond e Philip Dybvig estão sendo reconhecidos foi crucial para pesquisas subsequentes que melhoraram nossa compreensão sobre bancos, regulamentação bancária, crises bancárias e como as crises financeiras devem ser gerenciadas”, informou a Real Academia de Ciências da Suécia.

Além disso, o prêmio reconheceu os três economistas por terem melhorado significativamente a compreensão do papel dos bancos na economia mundial, particularmente durante crises financeiras.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Pousos e decolagens no aeroporto de Congonhas são liberados após quase nove horas de interdição do terminal
Bolsonaro diz que bancada eleita no Congresso “cria equilíbrio de forças” entre os Poderes
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play