Quarta-feira, 15 de outubro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 14 de outubro de 2025
O Sistema Ocergs realizou a cerimônia de premiação da primeira edição do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano RS. Inédita no estado, a iniciativa reconhece o impacto positivo das cooperativas em seus territórios. O prêmio, inspirado na edição nacional promovida pelo Sistema OCB, destaca boas práticas que geram valor para cooperados, colaboradores e cidades, além de exaltar a competitividade e a sustentabilidade do sistema cooperativo.
A cerimônia, realizada na Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre, nesta segunda-feira (13), reuniu lideranças do cooperativismo, autoridades, jornalistas e representantes de diferentes ramos. Ao todo, 123 cases finalistas foram avaliados por uma banca técnica, com base em critérios de inovação, efetividade, governança, resultados e contribuição para o desenvolvimento sustentável.
“O cooperativismo enfrenta desafios, mas também constrói muitas alternativas. Hoje tivemos uma amostra do potencial deste modelo, que conta com a adesão de mais de quatro milhões de gaúchos e responde por 14% do PIB do estado”, destacou o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann. “Em 2026, ano eleitoral, precisamos avançar na consolidação do cooperativismo como peça-chave de políticas públicas — é o caminho para a construção de uma sociedade mais justa, próspera e resiliente”, completou.
O presidente da Assembleia Legislativa, Pepe Vargas, parabenizou os dirigentes presentes e destacou o papel das cooperativas no desenvolvimento integral das cidades. “Nossas cooperativas já nasceram fazendo ESG. Muito obrigado pelo trabalho que os senhores desenvolvem no nosso estado”, disse.
Representando o governador Eduardo Leite, o secretário de Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti, expressou gratidão às cooperativas pelo exemplo de desenvolvimento com propósito. “Este prêmio é reflexo da força coletiva, da criatividade e da coragem de tantas corporações que ousam inovar, crescer e transformar. Sigamos juntos — governo, cooperativa e sociedade — plantando as sementes do futuro com o espírito de união que caracteriza o povo gaúcho”, afirmou.
Homenagem a Vergilio Perius e Tania Zanella
Após a entrega dos troféus para os vencedores da noite em cada categoria, a cerimônia seguiu com homenagens. Ex-presidente do Sistema Ocergs — cargo que ocupou por 16 anos — e idealizador da Escola Superior do Cooperativismo (Escoop), Vergilio Perius recebeu o troféu Padre Theodor Amstad das mãos do atual presidente da entidade, Darci Hartmann. Ele foi aplaudido de pé pelos presentes.
Em seu discurso, Perius destacou o avanço do trabalho do Sistema Ocergs na representação das cooperativas gaúchas ao longo dos anos, classificando a administração como democrática e eficiente. “Essa harmoniosa orquestra de trabalho cooperativo impulsiona e anima as nossas 372 cooperativas gaúchas. Do mesmo modo, os presidentes das cooperativas se constituem regentes para o progresso das sociedades cooperativas. Hoje quero manifestar a emoção que ainda sinto, muito forte, vendo a nova sede do Sistema Ocergs. É fantasticamente moderna”, ressaltou.
A segunda homenageada da noite foi a superintendente do Sistema OCB, Tania Zanella, que recebeu a honraria A Voz do Cooperativismo. Ela agradeceu todas as cooperativas gaúchas, relembrando os desafios superados durante as enchentes de 2024. “Passou toda uma história pela minha cabeça. Feliz de poder estar ao lado do povo gaúcho este ano”, afirmou.
Vencedores do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano RS
O Prêmio SomosCoop Melhores do Ano RS reconhece cooperativas singulares, centrais, federações e confederações com matriz no estado, registradas e regulares no Sistema Ocergs. As iniciativas inscritas valorizam a inovação, a sustentabilidade, a eficiência de gestão e a geração de benefícios para cooperados, colaboradores e cidades. Além do troféu, as organizações vencedoras recebem o selo “Prêmio SomosCoop Melhores do Ano RS”, que pode ser utilizado em materiais institucionais e de divulgação.
Categoria Comunicação
Iniciativas que promovem a cultura e a imagem do cooperativismo entre cooperados, colaboradores e sociedade.
• 1º lugar: Sicredi Conexão – Histórias que inspiram
• 2º lugar: Sicredi Caminho das Águas RS – Expocoopera – Comunicação que transforma e conecta o cooperativismo ao futuro
• 3º lugar: Certel Energia – Com credibilidade e abrangência, Jornal Certel impulsiona comunidades e estimula o cooperativismo
Categoria Pessoas
Práticas inovadoras de gestão de pessoas que elevam colaboração, produtividade e alinhamento aos princípios cooperativistas.
• 1º lugar: Cootravipa – EstudaMais – Programa de desenvolvimento de associados
• 2º lugar: Unimed Erechim – Conectando propósitos
• 3º lugar: Sicredi das Culturas RS/MG – Programa Escola de Negócios
Categoria Inovação
Soluções que transformaram processos, produtos ou serviços com resultados comprovados.
• 1º lugar: Unimed Vale do Sinos – IA na consulta: Unimed VS humaniza o cuidado e otimiza a rotina do médico cooperado com a VOA Health
• 2º lugar: Certel Energia – Inovação na experiência do cooperado: como tornamos o processo assemblear mais eficiente e seguro
• 3º lugar: Cootracam Transporte e Logística – Uso mútuo de implementos na frota da cooperativa Cootracam
Categoria Negócios e Intercooperação
Projetos de parceria entre cooperativas que viabilizaram objetivos comuns e ampliaram resultados.
• 1º lugar: Cotripal – Soli3: a força da intercooperação na industrialização da soja no coração do RS
• 2º lugar: Certaja Energia – Intercooperação no Mercado Livre de Energia: solução sustentável com geração de valor
• 3º lugar: Camnpal – Coop no Prato: a agricultura familiar gaúcha no cardápio escolar paulista
Categoria ESG
Ações ambientais estratégicas, uso consciente de recursos e projetos que mudaram o posicionamento da cooperativa.
• 1º lugar: Certel – De eclusa na hidrelétrica: o potencial que virou energia
• 2º lugar: Cooperconcórdia – Programa Multiplicadores Lixo Zero Cooperconcórdia
• 3º lugar: Unicred Ponto Capital – Projeto Batalhão do Bem: cooperativismo em ação!
Categoria Imprensa
O tradicional Prêmio de Jornalismo, integrado ao SomosCoop RS, teve quatro subcategorias: jornalismo impresso/digital, radiojornalismo, telejornalismo e mídia cooperativa.
Jornalismo impresso/digital
• 1º lugar: Poti Silveira Campos da Cunha (Correio do Povo) – A sustentabilidade do cooperativismo
• 2º lugar: Ermilo Guilherme Drews Neto (Grupo Sinos) – Sucessão familiar impulsiona a prosperidade no campo
• 3º lugar: Bianca Dilly (GZH/Grupo RBS) – Projeto Adote uma Escola
Radiojornalismo
• 1º lugar: Rodrigo Alcântara (Rádio Comunitária FM) – Horizontes que se abrem: iniciativas de cooperativas gaúchas promovem inclusão de PCDs
Telejornalismo
• 1º lugar: Eliza Maliszewski (Canal Rural) – Cooperativismo gaúcho mostra resiliência e se destaca no país
• 2º lugar: Francieli Alonso (RBS TV) – Cooperação e união pelo RS
• 3º lugar: Francieli Alonso (RBS TV) – Cooperativismo sustentável
Mídia corporativa
• 1º lugar: Raíza Goi Borba (Cotrijal) – O futuro do agro é cooperativo
• 2º lugar: Leandro Augusto Hamester (Sicoob São Miguel) – Preocupação com a produção de alimentos mobiliza campanhas em prol do campo
• 3º lugar: Bruna Becker (Certel) – Certel promove arte e educação para mais de 10 mil alunos da região