Terça-feira, 18 de novembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 18 de novembro de 2025
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, disse em entrevista que o episódio do Banco Master não vai influenciar a votação do PL Antifacção, que deve se votado.
A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (18) a Operação Compliance Zero, que apura um suposto esquema de criação e negociação de títulos de crédito falsos por instituições que fazem parte do Sistema Financeiro Nacional. Simultaneamente, o BC (Banco Central) decretou, na manhã desta terça-feira, a liquidação extrajudicial do Banco Master.
“Eu não acho que essa operação de hoje influencie na votação, até porque essa tratativa já vem ocorrendo há alguns dias. A operação era sigilosa e eclodiu hoje. Nós temos confiança nas instituições brasileiras de que será feita uma apuração imparcial e justa, para punir eventuais desmandos e desvios que possam ter acontecido no âmbito dessa operação. É isso que nós defendemos. Mas não há nenhuma interferência entre o que aconteceu hoje e a tramitação e votação do projeto. Tanto é que estamos mantendo, e mantivemos hoje, todo o dia de conversas com líderes para viabilizar essa aprovação e levar ao plenário o melhor texto possível no enfrentamento ao crime organizado. Esse é o compromisso da Câmara dos Deputados”.
Ele disse que espera que a proposta possa chegar ao Senado e ser tratada lá com a urgência constitucional que o próprio governo estabeleceu. E que o texto será melhor do que o enviado pelo governo.
“E a garantia que eu tenho é que a proposta que sairá da Câmara será muito melhor do que aquela que o governo enviou. Inclusive, estamos aproveitando muitos pontos positivos, e quero cumprimentar o ministro Ricardo Lewandowski e sua equipe, que encaminharam esse projeto antifacção. O que a Câmara está fazendo é buscar melhorar o texto, expandir suas ações e criar esse marco legal de enfrentamento ao crime organizado, já que essa é, na minha avaliação, a principal pauta da sociedade brasileira no momento”. (Com informações de O Globo)