Quarta-feira, 19 de novembro de 2025

Presidente da Câmara dos Deputados diz que o governo Lula “optou por caminho errado ao não compor corrente para combater o crime”

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), voltou a criticar o governo por ter se posicionado de forma contrária ao “Marco Legal do Combate ao Crime Organizado”, proposta do deputado Guilherme Derrite (PP-SP) que foi aprovada na terça-feira (18), e encaminhada ao Senado.

“Não se pode desinformar a população, que é alvo diariamente do crime, com inverdades. É muito grave que se tente distorcer os efeitos de um Marco Legal de Combate ao Crime Organizado cuja finalidade é reforçar a capacidade do Estado na segurança pública”, escreveu Motta, na rede social X, nesta quarta-feira (19).

O presidente da Câmara prosseguiu: “Não vamos enfrentar a violência das ruas com falsas narrativas. Precisamos estar unidos neste momento. O governo optou pelo caminho errado ao não compor essa corrente de união para combater a criminalidade. Repito: segurança não pode ser refém de falsas narrativas”.

Mais cedo, Motta já havia dito que o governo foi “infeliz” em orientar o voto contrário. Também nesta terça-feira, o presidente Lula criticou o texto aprovado pela Câmara e pediu diálogo e responsabilidade ao Senado. “Do jeito que está, enfraquece o combate ao crime e gera insegurança jurídica. Trocar o certo pelo duvidoso só favorece quem quer escapar da lei“, disse o presidente.

As declarações ocorrem no dia seguinte à aprovação do “PL Antifacção” na Câmara, por 370 votos a 110. A proposta era originalmente do governo, mas Derrite mudou significativamente o texto. O deputado está licenciado do cargo de secretário de Segurança Pública do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

O governo critica, sobretudo, três pontos da proposta de Derrite: a mudança da tipificação penal de “facção criminosa”, as alterações nos repasses de recursos aos fundos federais de segurança pública e a reformulação dos procedimentos de perdimentos de bens contra empresas beneficiadas pelo crime organizado. (Com informações de O Estado de S.Paulo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Enem 2025: divulgados gabaritos e cadernos de provas do segundo dia
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play