Sábado, 07 de fevereiro de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 7 de fevereiro de 2026
O presidente da CPMI do INSS, o senador Carlos Viana (Podemos-MG), vai insistir na convocação do filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, pela comissão.
Segundo ele, esse depoimento tem tudo para ser um dos “mais importantes” do colegiado e poderá “esclarecer” as ramificações de Antonio Carlos Camilo Antunes, o Careca do INSS, no governo federal.
A afirmação foi feita em entrevista ao programa Acorda, Metrópoles, na manhã de terça-feira (3/1).
“Eu não posso dizer, ninguém da comissão pode, se Lulinha é culpado ou inocente. O nome dele aparece diversas vezes no depoimento de uma testemunha à PF. Seria muito bom que ele comparecesse à CPMI para nos dizer qual é a relação dele com o empresário Antônio Carlos Camilo, o Careca do INSS (figura central no esquema).
Viana ainda citou uma fala do presidente Lula – “todas as pessoas que precisam dar declarações têm que dar” – para justificar a ida de Lulinha à CPMI.
“Seria interessante que ele [Lulinha] viesse e nos dissesse claramente onde começou e quando terminou a participação dele em toda essa questão do INSS. Se nós não conseguirmos aprovar a convocação de Fábio Luiz, vão ficar perguntar: ele tinha participação ou não tinha participação? Eu não posso afirmar que ele é culpado, mas também não posso provar que ele é inocente”.
Sobre o irmão de Lula, ele comentou: “Esse é outro depoimento que poderia ter nos ajudado demasiadamente. O irmão do presidente é vice-presidente de um sindicato que movimentou quase 800 milhões de reais em saques dentro da fintech ligada ao sindicato. O sindicato tem contas no exterior, emprega uma série de parentes dos dirigentes que receberam milhões de descontos no INSS, a maioria sem que os aposentados autorizassem. O presidente do sindicato foi à comissão com habeas corpus e ficou calado. Se ele ficou calado, o certo é que o vice fosse falar. Infelizmente, o nome de Frei Chico foi blindado pela base do governo.”
Lulinha e o Careca
Lulinha, conforme revelou o Metrópoles, era frequentemente citado em conversas pelo lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, o Careca do INSS. Um ex-funcionário do Careca do INSS detalhou, com exclusividade à coluna, a relação do lobista com Lulinha.
Um ex-funcionário do Careca do INSS afirmou a que o empresário costumava esbanjar suposta relação com Lulinha ao tratar com fornecedores e parceiros comerciais.
“Antonio falava abertamente sobre o filho do rapaz!!! Fábio Lula da Silva. Falava ‘filho’ e sinalizava mostrando a mão com 4 dedos… Falou o nome de Fábio Lula diversas vezes, a mim, a alguns parceiros comerciais, em reunião de diretoria”, detalhou o ex-funcionário, hoje considerado testemunha-chave da Polícia Federal no âmbito das investigações da Operação Sem Desconto, que apura a chamada Farra do INSS. Com informações do portal Metrópoles.