Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 26 de dezembro de 2025
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta sexta-feira (26) que planeja se encontrar em breve com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e que muitas decisões poderão ser tomadas antes do Ano-Novo, enquanto Washington intensifica os esforços diplomáticos para pôr fim à guerra da Rússia contra a Ucrânia.
Zelensky já declarou que questões sensíveis, incluindo compromissos territoriais, devem ser discutidas em nível de chefes de Estado, e Kiev tem buscado um encontro presencial com Trump.
“Acordamos uma reunião de alto nível com o presidente Trump em breve. Muita coisa pode ser decidida antes do Ano-Novo”, disse ele em uma publicação na rede social X após a última rodada de negociações entre representantes ucranianos e americanos.
O presidente ucraniano se reuniu na quinta-feira (25) com o enviado especial de Trump, Steve Witkoff, e com o genro do presidente dos EUA, Jared Kushner. Ele afirmou que alguns documentos, parte de um plano mais amplo destinado a pôr fim ao conflito e garantir a reconstrução da Ucrânia, estavam “quase prontos”, enquanto outros estavam “totalmente preparados”.
No início desta semana, Zelensky apresentou um esboço do plano de paz com 20 pontos, que descreveu como a principal estrutura para o fim da guerra.
Embora o plano previsse garantias de segurança para a Ucrânia a fim de evitar novas agressões russas, não houve consenso entre Kiev e Washington sobre as questões territoriais, que Moscou exige que sejam cedidas.
O controle da usina nuclear de Zaporizhzhia, ocupada pela Rússia, também permaneceu como ponto de discussão.