Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 24 de dezembro de 2025
O presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, conhecido como Bap, fez duras críticas à jornalista Renata Mendonça, da TV Globo, durante reunião transmitida pela FlaTV sobre o balanço do primeiro ano de sua gestão. Ao abordar o futebol feminino, o dirigente atacou a profissional com termos pejorativos e questionou a postura da emissora em relação ao investimento na modalidade.
“Quais são os fatos? Audiência crescente. Se compara com o futebol masculino? Não, mas não pode ser essa diferença. A TV fica com os lucros do pacote de marketing e não distribui aos clubes. E lá a nariguda da Globo que fica falando mal da gente… dá vontade de falar: filha, convence a sua empresa a colocar 10 milhões, 20 milhões por ano em direito de transmissão que a coisa fica melhor. Pau que dá em João tem que bater em Maria também”, disse Bap.
Contexto da polêmica
Renata Mendonça tem sido uma das vozes mais críticas à falta de investimento do Flamengo no futebol feminino. A jornalista chegou a publicar um vídeo mostrando problemas estruturais enfrentados pelas atletas do clube. À época, a diretoria rubro-negra não se posicionou oficialmente sobre as denúncias.
A declaração de Bap, portanto, foi a primeira reação pública da cúpula flamenguista ao episódio. O Flamengo diminuiu os aportes destinados ao futebol feminino em 2025. No segundo semestre, o clube anunciou a realocação de verbas para outros setores, decisão que gerou forte repercussão negativa entre torcedores e especialistas da modalidade.