Terça-feira, 17 de maio de 2022

loader

Presidente do TJ, Desembargador Voltaire de Lima Moraes, participa da reunião da administração do TJ com juízes de Santa Maria

Nesta quinta-feira (23), o Presidente do TJ, Desembargador Voltaire de Lima Moraes, esteve presente em Santa Maria, para participar de uma reunião da administração do Tribunal de Justiça com juízes da cidade.

Durante a coletiva, o presidente do Tribunal de Justiça tratou sobre a digitalização do processos, plano de carreira e a defasagem do número de funcionários. “Nós temos um plano de carreira dos servidores na Assembleia Legislativa, que na verdade ele é muito mais amplo, ele não é restrito somente ao plano de carreira, é uma reestruturação, uma reengenharia que nós estamos fazendo nas várias unidades do poder judiciário do estado do Rio Grande do Sul, adaptando inclusive ao processo eletrônico. Nós estamos modernizando as estruturas judiciárias, e isso é bom para a população, porque quando isso estiver devidamente efetivado, a própria prestação jurisdicional, as decisões, elas vão atender de uma forma muito mais efetiva o interesse das partes dos gaúchos e das gaúchas. Então é um grande investimento que nós estamos fazendo”, afirmou Moraes.

Segundo Voltaire de Lima Moraes, o Tribunal está investindo na digitalização, transformando os processo físicos em processos eletrônicos. Ainda, de acordo com ele, esse serviço está sendo realizado em várias Comarcas, já que essa é uma nova realidade, decorrente da pandemia. “Isso iria acontecer naturalmente, mas levando mais tempo, porque os processos físicos com o tempo iriam desaparecer, só que nós tivemos que acelerar esse procedimento”, explicou o presidente.

Na sequência, Voltaire destacou que “na medida que nós tivemos essa reestruturação e colocando servidores, nós temos uma defasagem em comarcas assim, de uma forma muito efetiva de falta de servidores, muitos se aposentaram no final de 2019, em razão das reformas que foram feitas e outros no início de 2020. Nós não podemos, por exemplo, realizar um concurso para cargos que não vão mais existir, por isso, precisamos da aprovação desse plano de carreira na Assembleia Legislativa”, relatou.

Novas instalações dos Foros de Júlio de Castilhos e Candelária

Nessa última quarta-feira (22), foi inaugurado o novo prédio do Foro da Comarca de Júlio de Castilhos, que está localizado na Avenida Fernando Abott, 875. Já as novas instalações do Foro de Candelária foram inauguradas nesta quinta (23), e estão situadas na Rua Amândio Silva, 1010. O Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Voltaire de Lima Moraes, esteve presente nas cerimônias, liderando a comitiva durante o roteiro à região central do Estado, que incluiu a visita ao Foro da Comarca de Santa Maria nesta quinta-feira (23).

“Ontem Júlio de Castilhos, hoje Candelária, e assim nós vamos estar percorrendo o estado, na próxima semana estarei na cidade de Cachoeira do Sul, onde vamos implantar um Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania, e nós agora também fizemos um outro movimento no sentido de valorizar os mediadores e conselhadores, foi um ato que há tempo estava merecendo uma atenção e nós formalizamos na semana passada e estamos avançando”, finalizou Moraes.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Critério comemora 10 anos com lançamento do documentário Essência
Simers leva Trote Solidário a Porto Alegre, Canoas e São Leopoldo neste sábado
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play