Terça-feira, 13 de janeiro de 2026

Presidente dos Estados Unidos pede que iranianos continuem protestando e diz que enviará ajuda

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira (13) aos iranianos para continuarem protestando e afirmou que a “ajuda está a caminho”, mas não deu detalhes.

“Patriotas iranianos, CONTINUEM PROTESTANDO — OCUPEM SUAS INSTITUIÇÕES!!!… A AJUDA ESTÁ A CAMINHO”, escreveu Trump em uma publicação na Truth Social.

O presidente americano acrescentou que cancelou todas as reuniões com autoridades iranianas até que o “assassinato sem sentido” de manifestantes acabe. Uma organização de direitos humanos sediada nos EUA, afirmou nesta terça-feira que o número de manifestantes mortos chegou a 1.850 com pelo menos 16.784 pessoas presas.

Um funcionário iraniano disse para a agência de notícias Reuters que cerca de duas mil pessoas foram mortas nos protestos, sendo a primeira vez que as autoridades reconheceram o elevado número de vítimas resultante da intensa repressão.

O funcionário iraniano, em declarações à Reuters, disse que pessoas que ele chamou de terroristas foram responsáveis ​​pelas mortes tanto de manifestantes quanto de membros das forças de segurança. Ele, que pediu para não ser identificado, não forneceu detalhes sobre quem foi morto.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Lei autoriza o pagamento retroativo de direitos suspensos na pandemia no Brasil
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play