Sexta-feira, 09 de maio de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 8 de maio de 2025
Presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab diz que o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, entrará no partido — a filiação ocorrerá nesta sexta, como “um pré-candidato” ao Palácio do Planalto. Kassab elogia a experiência de Leite na política e diz que governador será o presidente do PSD no Rio Grande do Sul.
“Eduardo Leite possui enorme experiência na vida pública, mesmo ainda muito jovem. É um extraordinário gestor, com enorme espírito público. Será uma grande liderança a se somar ao PSD, partido que quer oferecer os melhores quadros e as melhores políticas públicas aos brasileiros. Chega ao partido como um pré-candidato a presidência da República, por todas as suas qualidades e experiência. Será o presidente do PSD no Rio Grande do Sul”, diz Kassab.
Eduardo Leite deixa PSDB e se filia ao PSD nesta sexta-feira
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, vai deixar o PSDB após 24 anos para se filiar ao PSD, partido comandado por Gilberto Kassab, e disputar a Presidência da República. O ato de filiação está marcado para esta sexta-feira, às 15h, no gabinete da Direção Nacional do partido, em São Paulo.
Em nota enviada à imprensa, o PSDB informou que respeita a decisão de Leite “de escolher outro partido para dar continuidade à sua carreira política”. “Lamentamos que essa decisão ocorra exatamente no momento em que o PSDB está se reconstruindo e se fortalecendo para voltar a liderar um projeto nacional de centro”, diz o texto. (Leia a íntegra da nota abaixo).
A filiação ocorre após o avanço das negociações para a incorporação do Podemos pelo PSDB. Em entrevista ao portal InfoMoney publicada nesta quinta, Leite afirmou estar preparado para disputar a Presidência da República, mas sinalizou que isso não deveria ocorrer pelo PSDB, partido que, segundo ele, está “deixando de existir”.
Nota PSDB
O PSDB manifesta seu respeito à decisão do governador Eduardo Leite de escolher outro partido para dar continuidade à sua carreira política.
Lamentamos que essa decisão ocorra exatamente no momento em que o PSDB está se reconstruindo e se fortalecendo para voltar a liderar um projeto nacional de centro, longe dos extremos. A fusão com o Podemos, caminho que estamos construindo para fortalecer o PSDB, contou inclusive com o voto do próprio governador Eduardo Leite.
Desde a sua fundação, o PSDB nunca escolheu o caminho mais fácil, mas o mais coerente com nossos princípios e valores.
Foi assim que transformamos o Brasil, e assim continuaremos a fazer.
O Brasil precisa voltar ao caminho da responsabilidade fiscal, da modernização da máquina pública e da sensibilidade social, longe dos extremismos e do populismo.
E por mais árdua que possa parecer a travessia, resistiremos com força, fé e com a certeza de que o Brasil ainda precisa do PSDB.
Comissão Executiva Nacional do PSDB. As informações são dos portais Estadão e Revista Veja.